SEGUNDA FEIRA, 16 DE JULHO DE 2018
Untitled Document
30/06/2018 | Fonte: ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO

Acessuas e Senac ministram curso de Preparo de Remédios Caseiros

Foto: Assessoria de Imprensa

Graças a uma parceria firmada entre o Acessuas Trabalho, que é um programa vinculado à Gerência Municipal de Assistência Social patrocinado pelo Governo Federal e Senac, promoveu no período de 25 a 28 de junho nas dependências da Seleta um curso de Preparo de Remédios Caseiros, com carga horária de 32 horas aulas, contando com a participação de 12 inscritos.

 

O objetivo do curso foi ensinar aos participantes identificar as plantas medicinais mais comuns, para o uso caseiro no dia a dia.

Na última década foi observado um aumento no uso de práticas terapêuticas alternativas apoiadas por políticas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular o uso de plantas medicinais e de fitoterápicos. Este estudo investigou o uso de remédios caseiros pelos usuários da Atenção Primária da Saúde em vários munícipios brasileiros.

 

A utilização de remédios caseiros, através das plantas medicinais obtidas no quintal das casas, entre elas destacam-se erva-cidreira, camomila, hortelã e limão. O uso de remédios caseiros se mostrou associado ao sexo feminino, à idade mais avançada e à modalidade de serviço, Estratégia Saúde da Família. Os resultados mostraram que as plantas medicinais são utilizadas como alternativa terapêutica. Entretanto, é necessário que os serviços de atenção primária garantam o acesso aos produtos naturais, bem como profissionais qualificados capazes de fornecer orientações sobre sua utilização.

 

Os participantes puderam aprender as noções básicas das principais plantas medicinais do local, caracterização de métodos de cultivo de plantas com mudas, método para a seleção das partes das plantas, secagem e acondicionamento, técnicas para produção de tinturas de plantas frescas para produção de xaropes, de xampus, pomadas e comprimidos.

 

Segundo a coordenação do curso tanto do Senac como do Acessuas Trabalho o curso teve uma boa motivação por parte dos participantes, garantindo a certeza que tiveram a oportunidade de aprender essas técnicas no uso de fabricação de Remédios Caseiros fitoterapêuticos que servem para a prevenção de várias doenças.

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 12/07/2018 Gerente de Assistência Social de Naviraí faz exposição em Seminário na Capital
Postada em: 12/07/2018 Prefeitura realizará o 1º Encontro de Piscicultura em Naviraí
Postada em: 12/07/2018 Lojas Montreal irá inaugurar unidade em Naviraí e em mais 4 cidades do MS
Postada em: 10/07/2018 Professora Ivonete da Escola Milton Dias classifica projeto no Prêmio Educador Nota Dez
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra