TERÇA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2018
Untitled Document
07/06/2018 | Fonte: ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO

Cárie Precoce na Infância

Legenda: Dra. Ludmila C. Monteiro Ronda Mise – Odontopediatra da Clínica Cliron - Foto: Divulgação

A “cárie de mamadeira”, “cárie de aleitamento” ou “cárie da mamadeira noturna” representa uma só doença: a “cárie precoce na infância”. A cárie precoce na infância é uma doença causada pela soma de vários fatores, sendo o aleitamento o principal deles.

Esse quadro grave e agudo de cárie pode atingir crianças de 0 a 4 anos de idade e provoca dor, infecções dentárias com grande perda da estrutura dental e formação de abscessos. Em consequência disso, a criança pode apresentar má nutrição, baixa autoestima, deficiência de crescimento, maloclusão e perpetuação da cárie na dentição permanente.

Esse processo se inicia com lesões nos dentes anteriores da arcada dentária superior, próximas ao contorno da gengiva. Essas lesões vão se estendendo em profundidade e com o passar do tempo, atingem os outros dentes à medida que vão nascendo.

Crianças com cárie precoce, geralmente não apresentam uma dieta balanceada. Normalmente, os alimentos ingeridos possuem uma grande quantidade de açúcar em sua composição.

Tanto o leite materno, quanto o bovino ou o artificial, podem oferecer risco para o desenvolvimento da cárie precoce na infância, quando forem oferecidos para a criança, várias vezes ao dia e, a cada vez, por um tempo prolongado, sem a adequada higienização dos dentes após sua ingestão, especialmente à noite, quando a criança “dorme mamando”. A estagnação do leite na boca da criança durante a noite é extremamente prejudicial ao esmalte dentário.

Para evitar a cárie precoce é preciso haver mudanças de hábitos, sendo essencial realizar a higiene dos dentes do bebê. Também é necessário desencorajar as mamadas longas e frequentes, principalmente durante a noite.

Quando a cárie precoce já está instalada, os pais ou responsáveis devem buscar o atendimento odontológico especializado para crianças a fim de realizar o tratamento das lesões e obter maiores orientações.

Foi pensando na saúde bucal dos bebês e das crianças que a clínica CLIRON hoje conta com a CLIRON KIDS, que é uma área especializada em odontopediatria. Atendendo desde gestantes até crianças de 0 a 12 anos. Esse projeto foi idealizado pela Dra. Ludmila C. Monteiro Ronda Mise, que é especialista em Odontopediatria e pós graduada em Odontobebê. Uma clínica voltada inteiramente para um atendimento personalizado e principalmente direcionada para as necessidades de bebês e crianças. Oferecendo a excelência para o sua melhor parte (seu filho).

 

 Dr. Giuliano Guilherme de Lima - CRO/MS - 3583

- Cirurgião Dentista

 - Especialista em Implantodontia

- Especialista  em Endodontia

- Especialista em Radiologia

- Pós graduado em Cirurgia

Tel: (67) 3461 3399

www.cliron.com.br

facebook/clinicacliron

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 14/08/2018 Dia D de vacinação contra sarampo e pólio será neste sábado
Postada em: 11/08/2018 Fabricante de agrotóxicos é condenada a pagar mais de R$ 1 bilhão a americano que teve câncer
Postada em: 10/08/2018 Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é desenvolvida em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Postada em: 09/08/2018 Antibióticos Podem Fazer Mal Aos Dentes?
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra