QUARTA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2018
Untitled Document
23/04/2018 | Fonte: ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO

Iguatemi implanta estação meteorológica automática.

Mato Grosso do Sul terá mais 17 novas estações meteorológicas automáticas para coleta de dados e monitoramento do tempo e Iguatemi está entre as cidades contempladas. O investimento para aquisição dos equipamentos é fruto de convênio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o governo do estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Produção e Turismo de MS (Seprotur), que disponibilizará contrapartida de R$ 503.115,00.

A contemplação de Iguatemi foi possível através de um pedido feito pela prefeita municipal Patrícia Nelli Margatto e pelo secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente Delsio Adelfo Sovernigo à Deputada Federal Teresa Cristina que viabilizou a estação para o município.

Conforme o projeto denominado “Implantação de Estações Meteorológicas” visa a aquisição e implantação da estação meteorológica automática de superfície, que contribuirá com importantes informações e coleta sistemática de variações de direção e velocidade dos ventos, disponibilidade de água nos solos, com os indicativos das variáveis climáticas para estimar o balanço hídrico e identificar as áreas e os períodos de plantio com o menor risco, estimulando o fomento, desenvolvimento e a melhoria dos processos ou sistemas de produção do milho e da soja no Mato Grosso do Sul.

Equipamento

A estação meteorológica de superfície automática que foi instalada em Iguatemi é composta de uma unidade de memória central ("data logger"), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os automaticamente a cada hora.

“A estação meteorológica que conquistamos para o nosso município será muito importante na captação de informações fundamentais que contribuirão em especial para o levantamento de dados para a agricultura, bem como de dados necessários para o planejamento de ações” avaliou o secretário Delsio.

A estação foi implantada na área rural do município, próximo à Casa do Mel onde as obras foram acompanhadas e vistoriadas pela prefeita e pelo secretário.

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 13/11/2018 Vereadora Rosangela defende projeto para doar material de construção a carentes
Postada em: 13/11/2018 Fi da Paiol pede melhorias no sinal telefônico móvel nos bairros
Postada em: 13/11/2018 Tereza Cristina defende agrotóxicos e assistência técnica a pequeno produtor
Postada em: 12/11/2018 Moro diz que ministro do novo governo que vier a sofrer denúncia 'consistente' de corrupção deve ser afastado
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra