QUINTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2018
Untitled Document
16/03/2018 | Fonte: ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO

Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura firma parceria com a Green Farm para preservar nascentes de rios, em Itaquiraí

Diretor Vanderson Lopes, na selfie com Luiz Samartano, Luiz Carlos e Marcelo Mammana, na Green Farm.

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Itaquiraí, órgão da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, retomou esta semana uma das parcerias com a fazenda Green Farm. Desta vez, visando o reflorestamento das nascentes existentes na área rural e uma na urbana.

“Visitamos a Fazenda Green Farm na terça-feira desta semana. Fomos recebidos pelos sócios, veterinário Luiz Samartano, e diretor executivo Marcelo Mammana. Apresentamos a proposta de parceria entre a Prefeitura e a Green Farm, objetivando colocar em prática um projeto de reflorestamento das nascentes dos rios, nas cercanias da cidade”, relata o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Luiz Carlos de Souza.

Os diretores da Green Farm entenderam a importância do projeto e confirmaram o interesse em apoiar a iniciativa do Município. “Temos um viveiro de mudas, inclusive com espécies do programa de salvamento do germoplasma vegetal, justamente visando à conservação da diversidade genética das espécies de plantas da região. Para apoiarmos, faremos a doação de 50 mudas de plantas nativas e frutíferas”, garantiram Samartano e Mammana.

Ao justificar a iniciativa de realizar a recomposição das matas ciliares, Luiz Carlos enfatiza que a meta do DMA é mitigar os impactos ambientais negativos resultantes do desmatamento desordenado, que, simultaneamente degradam e matam as nascentes d’água, principalmente, os córregos e rios. “Nossa meta maior é  implantar um programa controle, manejo, conservação e, principalmente, de monitoramento, para evitar o avanço do desmatamento e concomitantemente através do plantio de mudas nativas e frutíferas garantir este reflorestamento”, explica Luizão.

Desta vez, serão plantadas nas proximidades das nascentes, mudas de ingá, goiaba, e ameixa amarela. “Em um futuro projeto, que também estamos elaborando para realizar em parceria com a Green Farm, estaremos atuando na arborização das principais ruas e espaços públicos de Itaquiraí. Especificamente para esta ação, estaremos recebendo mudas de monguba, muito recomendada por arquitetos em urbanização”, acrescentou o diretor do Departamento de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Vanderson Lopes, que participou da reunião na Green Farm.

“Aliás, as ações que estão sendo colocadas em práticas e as demais que estão sendo projetadas, confirmam o compromisso do desenvolvimento sustentável da Administração Nosso Rumo é para Frente, sobretudo, a responsabilidade ambiental determinada pelo prefeito Ricardo Fávaro”, destacou Luiz Carlos.

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 20/06/2018 Renato Câmara entrega medalhas aos agentes da segurança pública de Dourados
Postada em: 20/06/2018 Contrária à reeleição, Marina diz que só governará por quatro anos se eleita
Postada em: 19/06/2018 Temer diz que pesquisa que mostrou baixa popularidade 'não é verdadeira'
Postada em: 19/06/2018 Reinaldo Azambuja anuncia a nomeação de novos delegados
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra