SÁBADO, 22 DE SETEMBRO DE 2018
Untitled Document
27/02/2018 | Fonte: ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO

Implantes dentais sem cortes ??

Foto: Reprodução/Facebook

Os implantes dentais sem cortes ou Cirurgia Guiada são a mais recente técnica para trazer conforto e rapidez. A partir de uma tomografia computadorizada, podemos ter uma imagem virtual das arcadas, que permite a colocação dos implantes nessas mesmas imagens e definir previamente a correta posição dentro do osso.

 

 

Mas a pergunta é, como pode ser possível não precisar cortar a gengiva para colocar Implantes dentais?

 

A resposta é simples: alta tecnologia e experiência. Mas vou explicar como funciona.

 

Primeiro é preciso entender que essa técnica pode ser usada em pacientes que usam a famosa dentadura e querem fixar seus dentes em implantes, ou para aqueles que estão em vias de perder todos os dentes, ou apresentam poucos em condições de tratar. E também pode ser utilizada para colocar implantes dentais unitários (individuais) ou múltiplos para pontes fixas de 3 dentes ou mais.

 

1. Para aqueles que já usam uma prótese total ou dentadura

 

Após a primeira consulta, pedimos uma tomografia computadorizada da arcada toda. Após o exame ficar pronto é enviado pela internet para minha clínica para que eu possa abrir e fazer o planejamento virtual. Este, por sua vez, consiste na colocação dos implantes através de um programa de computador, na arcada dentária virtual em 3D, numa situação ideal, otimizando o posicionamento do implante para a futura prótese.

 

Depois de concluido essa etapa, o resultado do planejamento virtual é enviado pela internet para um laboratório avançado, onde é feito a guia cirurgica para a cirurgia guiada.

 

A guia é enviada à clinica e é usada no dia da cirurgia para orientar as colocações dos implantes sem necessitar do corte da gengiva com lâmina de bisturi e sem precisar de pontos no final.

 

2. Para aqueles que ainda possuem poucos dentes

 

Tudo igual à técnica anterior, porém aqui temos que preparar o paciente antes de mais nada. Fazemos as extrações dentárias necessárias e uma prótese provisória é colocada. É necessário aguardar 90 dias para cicatrização óssea para fazer a tomografia para o planejamento virtual.

 

Essa imagem já com os implantes é enviada pela internet, para um laboratório avançado, que confecciona uma guia cirúrgica com as demarcações para a colocação dos implantes

 

 

 

 

No dia da cirurgia, essa guia é posicionada na arcada após a anestesia local e os implantes podem ser fixados sem cortes com lâmina de bisturi e sem precisar de pontos no final.

É muito eficaz

 

· O tempo de cirurgia diminui pela metade.

· Uma prótese provisória é instalada em 24 horas e é fixada sobre os implantes.

· No pós-operatório, temos menos inchaço e menos dor e a cicatrização é muito mais rápida.

 

Mas atenção, essa técnica é mais usualmente usada nos casos dos desdentados totais, ou pessoas que usam a dentadura e querem trocar pela prótese fixa apoiada em implantes. Pacientes que possuem dentes muito

comprometidos que querem algo mais durável e seguro, também podem optar por essa técnica. Porém é necessário fazer um preparo antes, que consiste em remover os dentes comprometidos e colocar uma prótese provisória móvel que será utilizada nos 3 primeiros meses.

 

O conforto é inigualável!

 

Sem pontos no final, sem edema, sem dor e cirurgia mais rápida e sem sangramento.

 

3. Para casos isolados

 

Nos casos de 1 implante dental individualizado, ou dois um ao lado do outro, ou ainda implantes dentários em pontos isolados na boca também é possível usar essa técnica. A sequência de trabalho muda um pouco. Mas é necessário que o local não possua mais o dente a pelo menos 90 dias. O paciente pode usar uma ponte móvel provisória durante essa espera. O dente fixo sobre o implante, é colocado em até 60 ou 90 dias, conforme cada caso.

 

 

COLOCAR IMPLANTES DENTÁRIOS PELA CIRURGIA GUIADA DÓI??

 

 

Com certeza o conforto é muitas vezes maior. Isso quer dizer que ao dor praticamente não existe. É logico que há casos e casos. Mas na grande maioria das situações, as pessoas relatam não ter sentido nada ou quase nada, após o procedimento. Não há inchasso ou edema, também não usamos pontos, pois não há necessidade.

E A PRÓTESE COMO FICA COM A CIRURGIA GUIADA?

 

 

 

A prótese fixa sobre implantes não muda com a cirurgia guiada. Só que para o profissional é muito mais tranquilo o seu planejamento. Isso porque já podemos ver que tamanho de pilar protético teremos que usar antes de chegar nessa fase. O exame de tomografia 3D possibilita isso, ou seja, vemos o projeto da prótese antes de ela existir em boca. Com isso podemos planejar melhor o caso.

 

Dr. Giuliano Guilherme de Lima - CRO/MS - 3583

- Cirurgião Dentista

- Especialista em Implantodontia

- Especialista em Endodontia

- Especialista em Radiologia

- Pós graduado em Cirurgia

Tel: (67) 3461 3399

www.cliron.com.br

facebook/clinicacliron

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 13/09/2018 O uso do Microscópio na Odontologia
Postada em: 06/09/2018 Dias 15 e 22 campanhas vacinação antirrábica na zona rural de Naviraí
Postada em: 06/09/2018 Em Naviraí, Unidade de Saúde São Pedro realiza projeto com idosos
Postada em: 06/09/2018 Como Escolher a Escova de Dentes e a importância da quantidade certa do creme dental
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra