SEGUNDA FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2018
Untitled Document
23/02/2018 | Fonte: ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO

Prefeitura e responsáveis discutem Plano de Manejo do Parque Natural de Naviraí

Foto: Beto Correa Rojas

Autoridades, Prefeito Izauri de Macedo, Gerente de Meio Ambiente Astolfo Carlos Mendes, Vereadores Antônio Carlos Klein, Rosangela Sofa e Josias de Carvalho, o empresário e vice-presidente da Copasul Nelson Antonini, Gerente da unidade do Banco do Brasil de Naviraí Leandres Medeiros, gerentes municipais, ambientalistas, profissionais da área e representantes do setor, reuniram-se na quarta-feira (21), na sede da Fazenda 3 Irmãos, quando na oportunidade foi realizado evento para apresentação do futuro Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Naviraí.

O plano é de extrema importância, pois são as normas e determinações que irão nortear todas as atividades e ações relacionadas ao Parque Natural de Naviraí, que está localizado entre as confluências dos Rios Laranjaí, Ivinhema e Paraná, e que possui uma área nobre, constituída por 16.241 Hectares de Área Ambiental, espaço este que faz do Parque Natural de Naviraí a maior Unidade de Conservação Ambiental Municipal do País.

Ao falar sobre o Plano de Manejo o Sr. Júlio Jacinto sócio proprietário da Fazenda 3 Irmãos, onde se localiza a sede oficial do Parque Municipal em Naviraí. Lembrou que nos anos 90 foi criado o Parque Nacional da Várzea do Rio Ivinhema e dando sequência ao sul desta área, posteriormente foi criado o Parque Natural Municipal de Naviraí, que agora necessita de um Plano de Manejo para que todos os passos seguintes sejam colocados em prática; principalmente os investimentos necessários e por fim a liberação para o turismo e ecoturismo na região.

Através de profissionais da Empresa Ecótono Tecnologias Ambientais representada pelo biólogo Jaime Sheneider foi apresentado os primeiros passos para a elaboração de um Plano de Manejo para o Parque Natural de Naviraí; foram mostradas as planilhas relacionadas as pesquisas, turismo, ecoturismo, infraestrutura ambiental, bem como ações legais para defender e proteger o ecossistema da região e todos os quesitos ligados a manutenção do parque e suas atividades. Segundo o executivo municipal

todas as despesas com a elaboração deste plano estão sendo custeadas pelos proprietários da referida fazenda.

Durante o evento, observado pelo Prefeito Dr. Izauri, Astolfo destacou que a Fazenda 3 Irmãos faz parte de um importante Sistema de Integração Lavoura/Pecuária, sistema este que Naviraí lidera em todo o Brasil, por sua logística e alta sustentabilidade ambiental, através de suas Reservas Naturais; e afirmou que o município poderá futuramente se beneficiar com as inúmeras ações que o parque promoverá no âmbito municipal abrangendo o setor ambiental e também a economia local.

Em conjunto, unindo responsáveis pelo projeto, profissionais da área, técnicos e administração municipal, é unanime o entendimento de que é necessário ter um quadro de funcionários e colaboradores treinados em preservação e conservação do Meio Ambiente, além de produção sustentável; com acompanhamento técnico e buscando o melhoramento ambiental em todas as suas esferas.

Sobre a Empresa Ecótono é importante registrar que a elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Naviraí seguirá todos os princípios legais para sua efetivação, e tem o objetivo de nortear seus responsáveis para administrar corretamente a devida área, projetando uma educação ambiental, fortalecendo a pesquisa científica, tendo cautela com fauna e flora, a partir de um manejo eficiente; esse foi mais um importante passo para a implantação definitiva deste que é o maior Projeto Ambiental Municipal do Brasil.

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 18/09/2018 Uma criança menor de 15 anos morre a cada 5 segundos em todo o mundo, diz relatório da OMS
Postada em: 18/09/2018 Mega-Sena especial pode pagar R$ 5 milhões nesta terça-feira
Postada em: 14/09/2018 Após cotação recorde na véspera, dólar opera em queda
Postada em: 14/09/2018 Estado consolida vocação agro e produz 40,5% mais
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra