TERÇA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO DE 2018
Untitled Document
15/12/2017 | Fonte: CORREIO DO ESTADO

Cidades do interior puxam avanço da riqueza em MS

Selvíria respondeu pelo 5º maior PIB per capita do País em 2015
Selvíria recebe royalties pela exploração de recursos hídricos da hidrelétrica de Ilha Solteira - Foto: Arquivo / Correio do Estado

O município de Selvíria, a 395 quilômetros de Campo Grande, ficou entre os 10 municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do País em 2015, indicador que mede o padrão de vida da população, a partir da divisão do indicador pelo número de habitantes do País.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inclusão da localidade sul-mato-grossense se deve à atividade econômica, relacionada à hidrelétrica instalada no município. O estudo aponta que o PIB per capita de Selvíria, naquele ano, era de R$ 246.333,22, o 5º no Brasil.

De acordo com os dados divulgados ontem pelo IBGE, juntos, os 10 municípios possuíam baixa densidade demográfica, somando apenas 0,1% da população.

Também integram a relação dos  “dez mais” em PIB per capita do País municípios de Presidente Kennedy (ES), São João da Barra (RJ) e Ilhabela (SP) – produtores de petróleo; Paulínia (SP) e São Francisco do Conde (BA), ambos com indústria do refino; Louveira (SP), que concentra centros de distribuição de grandes empresas; Triunfo (RS), sede de polo petroquímico; Gavião Peixoto (SP), com indústria de outros equipamentos de transporte; e Araporã (MG), também com hidrelétrica. 

O PIB de Campo Grande alcançou R$ 24,257 bilhões, considerando uma população de 853.622 habitantes, o 14º entre as capitais e 26º no País. No entanto, enquanto o crescimento da soma do que foi produzido no município foi de 1,82% em relação ao ano anterior, em localidades como São Gabriel do Oeste, por exemplo, o incremento chegou a 14,1%. 

*Leia reportagem, de Daniella Arruda, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 22/10/2018 Gerência de Assistência Social realiza festa para Crianças na Seleta.
Postada em: 22/10/2018 Produtores rurais de cidades em situação de emergência por excesso de chuvas sofrem prejuízos em MS
Postada em: 18/10/2018 Em Naviraí Pedido de isenção de IPTU vai até 30 de novembro.
Postada em: 18/10/2018 Iguatemi decreta situação de emergência devido aos estragos provocados por chuva
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra