| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Ataque a faca deixa pelo menos seis mortos em shopping de Sydney


Foto: Reuters Por: Editorial | 13/04/2024 09:35

Pelo menos seis pessoas foram mortas e várias outras ficaram feridas, incluindo uma criança, num esfaqueamento em massa num movimentado centro comercial em Sydney, disse a polícia australiana.

As autoridades foram chamadas para Westfield Bondi Junction na tarde deste sábado (13), horário local, após relatos de várias pessoas esfaqueadas.

O suspeito – que a polícia disse ter agido sozinho – foi morto a tiros no local por um policial solitário.

O comissário assistente da Polícia de Nova Gales do Sul, Anthony Cooke, disse que um inspetor de polícia sênior estava por perto quando o ataque aconteceu.

Ela chegou ao local primeiro e estava sozinha quando se envolveu com o agressor. Ela atirou no agressor quando ele levantou uma faca para ela.

O policial também foi visto em vídeos nas redes sociais administrando RCP em pessoas feridas.

O suspeito encontrou nove pessoas depois de entrar no shopping às 15h10, horário local, segundo a polícia. Ele saiu e entrou novamente no shopping às 15h20 antes de realizar seu ataque.

Nenhuma informação foi dada sobre a identidade do perpetrador ou um possível motivo, mas Cooke disse que “não descartava nada”.

Depois de alertar as pessoas para ficarem longe da área, a polícia disse que o incidente acabou.

Oito pacientes, incluindo uma criança, foram transportados para hospitais em Sydney, confirmou o serviço de ambulância de NSW à CNN. Eles não disseram se os feridos eram homens ou mulheres ou quais eram as suas condições atuais.

‘Pandemônio’

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram compradores correndo de várias saídas do shopping, enquanto helicópteros da polícia podem ser ouvidos no alto.

A afiliada australiana da CNN, 9 News Sydney, conversou com uma testemunha ocular que disse que as pessoas corriam pelo shopping e caíam umas nas outras, descrevendo a situação como “pandemônio”.

O Canal 9 foi informado de que as pessoas começaram a correr e a gritar: “Não desça, houve um esfaqueamento, houve um esfaqueamento”.

Duas testemunhas oculares do sexo masculino disseram ao 9 News que viram um bebê e uma mãe esfaqueados.

“Estávamos segurando o bebê e tentando comprimi-lo. O mesmo aconteceu com a mãe, tentando impedir que o sangue parasse.”

A agência de notícias também mostrou vídeos ao vivo de pessoas sendo colocadas em ambulâncias e tratadas no local.

Num discurso televisionado, o primeiro-ministro australiano, Anthony Albenese, disse que o ataque estava “além das palavras ou da compreensão”.

Ele continuou: “Hoje Bondi Junction foi palco de uma violência chocante. Mas também foi um testemunho da humanidade e do heroísmo dos nossos concidadãos australianos.

“Nossa corajosa polícia, nossos socorristas e, claro, pessoas comuns que nunca poderiam imaginar que enfrentariam tal momento.”

Eventos com vítimas em massa são raros na Austrália. Pelo menos quatro pessoas morreram e uma ficou ferida num tiroteio em massa em Darwin, norte da Austrália, em 2019.

Em Abril de 1996 assistiu-se a um tiroteio em massa que ficou conhecido como o massacre de Port Arthur – o mais mortífero da história moderna da Austrália – quando 35 pessoas foram mortas na cidade turística do estado da Tasmânia. (CNN)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: