| Naviraí/MS - Terca-Feira, 16 de Abril de 2024

Humanidade: Santa Casa realiza batismo de paciente em cuidados paliativos


Gerson Oliveira/Correio do Estado Por: Editorial | 08/04/2024 16:32

Uma equipe multidisciplinar na Santa Casa de Campo Grande (MS) mobilizou esforços para atender ao desejo de um paciente de 79 anos, internado sob cuidados paliativos, de ser batizado em uma cerimônia religiosa que exigia uma piscina. O paciente expressou seu desejo à equipe médica durante três dias consecutivos.

Após relatar a situação nas redes sociais, a médica Fernanda Romeiro, coordenadora da linha de cuidados especiais, recebeu orientações sobre os princípios doutrinários da religião do paciente e compreendeu a importância da piscina para o rito religioso.

Com o apoio de diversos setores da Santa Casa, incluindo a equipe de higienização e os bombeiros civis, o batismo foi realizado na quinta-feira (4).

"Foi possível fazer exatamente o que a gente propõe. Tentar minimizar e sanar o sofrimento, nesse caso o sofrimento espiritual", afirmou a médica, destacando que os cuidados paliativos também se estendem à família do paciente.

O paciente, em estado clínico avançado, não teria condições de receber alta hospitalar, o que motivou a mobilização para realizar o batismo nas instalações hospitalares.

Os cuidados paliativos são direcionados a pacientes com doenças graves, progressivas e potencialmente mortais, visando proporcionar bem-estar e controlar sintomas físicos e emocionais. A abordagem é multidisciplinar e visa entender a morte como parte do ciclo natural da vida, sem antecipá-la ou adiá-la.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: