| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

PCC usa navios para enviar 60% da cocaína traficada do Brasil à Europa


Em março de 2024, a Receita Federal descobriu 46 kg de cocaína que seriam enviados para a Austrália por meio do Porto de Santos — Foto: Receita Federal/Divulgação Por: Editorial | 07/04/2024 08:48

O Primeiro Comando da Capital (PCC), principal facção criminosa de São Paulo, utiliza o Porto de Santos para enviar a maioria da cocaína pura brasileira para a Europa, movimentando cerca de 60% do tráfico internacional de drogas do país para o continente, segundo o Ministério Público estadual. Essa atividade ilícita ocorre em um contexto em que o porto, o maior da América Latina, processa aproximadamente 10 mil contêineres diariamente, representando cerca de 25% do fluxo de carga do Brasil.

O crime organizado emprega várias estratégias para esconder a droga, incluindo misturá-la na carga dos contêineres, utilizar navios "ro-ro" (transportadores de veículos) como esconderijos e até mesmo inserir a droga dentro do casco dos navios. Apesar dos esforços das autoridades e investimentos em tecnologia de vigilância, apenas uma pequena parcela das drogas é apreendida, o que sugere uma eficácia limitada na contenção do tráfico.

Embora as autoridades aleguem uma queda nas apreensões nos últimos anos, indicando uma possível diminuição do tráfico pelo porto, alguns especialistas alertam que isso pode refletir uma mudança nas rotas e métodos do crime organizado, em vez de uma redução real no tráfico de drogas. O debate sobre a eficácia das medidas de segurança nos portos e aeroportos continua, com destaque para a necessidade de políticas públicas de segurança mais abrangentes e permanentes. (com informações g1)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: