QUARTA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2018
Untitled Document
10/11/2017 | Fonte: CAMPO GRANDE NEWS

Aneel aprova projeto básico de pequena central hidrelétrica no interior de MS

(Foto: Ilustrativa)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o projeto básico da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Santa Inês, que ficará localizada no município de Sonora, a 364 quilômetros de Campo Grande. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União.

Conforme o texto, o empreendimento será instalado no Córrego Benjamin, que fica dentro da bacia hidrográfica do rio Paraná, pela Enebras Projetos.

A Aneel informou, por outro lado, que a publicação é apenas o primeiro de uma série de passos que integram o exigente processo para outorga da planta. Nessa primeira fase, técnicos compararam o plano de instalação com os estudos de inventário feitos no curso d'água em que a obra será realizada.

O órgão explica que a Enebrás terá, a partir de agora, três anos para requisitar aos órgãos competentes e apresentar a licença ambiental junto com a outorga para usar o córrego.

Quando ela entregar o documento, a agência então analisará novamente a compatibilidade do projeto e dará mais 60 dias para a entrega de outros papéis que são necessários para a autorização definitiva, que permite o início às obras.

Somente ao fim desse processo a PCH Santa Inês passará a constar no banco de informações de centrais energéticas mantido pela Aneel.

Dados do órgão apontam que Mato Grosso do Sul já tem outras duas PCHs outorgadas, mas cujas obras ainda não começaram: a Bandeirante, localizada em Água Clara e Chapadão do Sul; e a Areado, que fica apenas no município de Chapadão do Sul.

Existem ainda outras duas PCHs em obras no estado: a Verde 4 e Verde 4A, ambas em Ribas do Rio Pardo e Água Clara.

Há também 11 plantas desse tipo em operação, sendo duas em Sonora e Itiquira (MT); duas em Costa Rica; três em Água Clara e Chapadão do Sul; duas em Cassilândia; uma em Cassilândia e Chapadão do Sul e uma em São Gabriel do Oeste.

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 06/06/2018 STJ autoriza recolhimento da carteira de motorista para pressionar réu inadimplente a regularizar débitos
Postada em: 06/06/2018 Passa de 190 o número de desaparecidos por causa do Vulcão de Fogo, na Guatemala
Postada em: 06/06/2018 Governo reduz previsão e passa a estimar salário mínimo abaixo de R$ 1 mil em 2019
Postada em: 06/06/2018 Frio deve atrasar início da colheita do algodão na região norte de MS
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra