| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Crítica do Brasil à Venezuela é tardia e insuficiente


Análise: crítica do Brasil à Venezuela é tardia e insuficiente Por: Editorial | 27/03/2024 11:20

A nota emitida pelo Itamaraty demonstrando preocupação com os sucessivos problemas no processo eleitoral da Venezuela foi acertada, mas também tardia e insuficiente para pressionar o ditador Nicolás Maduro a garantir eleições livres e justas.

O texto do Ministério das Relações Exteriores diz, correta e equilibradamente, que a candidata Corina Yoris, do grupo de oposição Plataforma Unitária, “foi impedida de registrar-se, o que não é compatível com os acordos de Barbados” – que garantiriam mais liberdade política e a realização das eleições presidenciais.

A nota é acertada porque marca uma inflexão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pela primeira vez expressou críticas à autocracia do país vizinho.

A ausência dessas críticas e eventual namoro diplomático com ditaduras são o ponto de maior vulnerabilidade da política externa brasileira.

Ao se mostrar próximo demais das autocracias de Cuba, Venezuela, Nicarágua e Rússia, por exemplo, o Brasil abre o flanco para acertadas críticas internacionais e perde espaço em sua tentativa de ser um ator de mais peso no tabuleiro da diplomacia global.

Por isso, a primeira crítica a Caracas, ainda que tímida, é um passo na direção certa.

Mas a inflexão também é tardia, porque o governo de Maduro já vinha dando sinais há muito tempo de que não tem a menor intenção de permitir eleições livres e justas.

Pelo simples e evidente motivo de que o atual presidente perderia qualquer disputa verdadeiramente democrática.

Presidente venezuelano, Nicolás Maduro / 12/06/2023 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

Como o Brasil sabe muito bem o que se desenrola na política do território venezuelano, poderia ter se manifestado muito antes.

Por fim, a posição brasileira também não será suficiente para fazer Maduro sequer pensar em mudar de posição.

Pelo contrário. A nota do Itamaraty já foi recebida com uma saraivada de críticas vindas de Caracas – que não surpreenderam em nada os diplomatas brasileiros.

Um experiente embaixador do Itamaraty disse à CNN que a reação de Maduro era mais do que esperada.

Mas acrescentou: “A nota era necessária, ao final do prazo do registro de candidaturas e pelas dificuldades da principal plataforma de oposição em fazer seu registro. Além da absoluta falta de explicação oficial para essas dificuldades.”

O problema é que a falta de transparência vai certamente continuar. E as autoridades eleitorais, controladas por Maduro, também farão de tudo para continuar complicando a vida da oposição.

Por isso, manifestações muito mais duras serão necessárias por parte do governo brasileiro.

Muito em breve, o próprio presidente Lula vai ter que criticar abertamente o ditador Maduro se quiser continuar mantendo sua influência e respeitabilidade na região. (CNN)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: