| Naviraí/MS - Terca-Feira, 16 de Abril de 2024

A Lei de Murphy explica os desastres nas eleições


Foto: Divulgação Por: Walter Azzolini | 11/03/2024 10:50

BELEZA:  Analisando as declarações de vereadores da capital ao justificarem a troca de partidos, percebe-se de que com a abertura da janela partidária, alguns deles pulam pra fora e outros pra dentro. Mas o interessante ou curioso nisso tudo é que eles jamais batem a cabeça. Ao final todos eles devem sair levando alguma vantagem.

LEI DE MURPHY:  “Se algo tem a chance remota de dar errado, certamente dará errado”. A tese do engenheiro americano pode ser aplicada na estratégia eleitoral. Por analogia é maior a chance da fatia do pão cair com a parte da manteiga virada para a parte de baixo. Concluindo: é algo que não deu certo e que poderia ter sido evitado.

ENTENDA: O engenheiro Edward Murphy foi chamado para investigar as causas da desaceleração rápida em pilotos de aeronaves que registrava a frequência cardíaca e a oxigenação deles. Descobriu que a instalação do aparelho estava errada e aí disse aquela frase conclusiva. Também na política - a escolha equivocada remete-nos a Lei de Murphy.

CLARO!‘ É cedo para avaliação conclusiva’. Até que se registrem as candidaturas a prefeito vai tempo. No caso da capital, os dirigentes partidários não podem ignorar o ‘clima fora das salas refrigeradas a ar’.  A opinião pública há de ser levada em conta. Ela pode descobrir e denunciar o erro como relata a Lei de Murphy, evitando o pior (nas urnas).

PERGUNTAS: Quem será o candidato a vice da prefeita Adriane Lopes? O PT caminhará com Rose Modesto ou lançará Camila Jara? Qual o rumo do MDB? Tenta o último suspiro com Puccinelli ou será mero coadjuvante? Qual o vice mais provável de Beto Pereira? Quais partidos nanicos conseguirão ter candidatura própria? Como se comportarão as lideranças do PL?

SORAYA THRONICKE: ‘Ex-senadora do Bolsonaro’.  No saguão da Assembleia Legislativa perguntaram-me: ‘em qual palanque ela estará nestas eleições? ’ Apesar de filiada ao Podemos, não tem espaço nos grupos políticos. Impressionante, no lugar de atrair votos pode até provocaria desgastes. Chegando ao final da linha. Lei do retorno. 

ATENTOS: Os deputados Lia Nogueira (PSDB), Pedro Caravina (PSDB) e Rinaldo Modesto (Podemos) criticaram o conteúdo do livro ‘Avesso da Pele’ distribuído pelo MEC à Rede Estadual. A obra faz abordagem inadequada da sexualidade aos alunos do ensino médio. Indignados, pediram a sua imediata retirada das bibliotecas estaduais, o que aconteceu na quinta feira por determinação direta do governador Riedel.  

BEM-VINDO:  O número de personalidades presentes à posse do deputado Paulo Duarte (PSB) reflete seu prestígio. De perfil técnico ligado as finanças, Paulo terá papel importante nas tratativas da futura regulamentação da Reforma Tributária. Avesso ao radicalismo, ele transita bem entre todas as cores partidárias. Uma boa aquisição. 

REPARAÇÃO: No art. 225 § 4º da Carta Magna, constam como patrimônio nacional a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira. O atento deputado Roberto Hashioka (União Brasil) tem proposta para alterar o texto incluindo o termo Pantanal Sul-Matogrossense que foi omitido no texto oficial. Ato que valoriza nossa cultura, pois dois terços do pantanal está no MS.

DOURADOS: Após as últimas eleições o PL de Dourados está embalado e quer ser protagonista no pleito municipal. Neste sábado, o presidente do diretório municipal, deputado federal Rodolfo Nogueira e sua mulher Gianni Nogueira – presidente do Diretório Mulher, comandam ato de filiação na Câmara Municipal. Fala-se em união e entusiasmo da militância.

TEMPESTADE: O anteprojeto da Reforma do Código Civil que pretende refundar a visão social de pessoa e de família causando revolta entre juristas católicos. Algumas premissas no texto aparentam perverter a essência da sociedade, atendem os anseios progressistas de grupos identitários sem buscar o contraditório.  Incentivo a divisão do país entre esquerda e direita.

NA MOSCA:  Tributação elevada é um convite para evasão fiscal. Um exemplo disso é o tabaco. Sua desproporcional tributação, no Brasil, produziu um gigantesco mercado ilegal. Como não paga impostos, esse mercado desfruta de uma enorme vantagem competitiva sobre o mercado legal. O mais grave é que os mais pobres são os que mais consomem esses produtos ilegais. (Everardo Maciel – ex-secretário da Receita Federal)

CONTINHAS:  Só quem é organizado percebe os estragos dos chamados pequenos valores, que somados, formam um montante razoável. Normalmente parte da receita mensal do cidadão acaba comprometida com débitos autorizados ou com os cartões de credito. Com tanta facilidade em gastar é difícil formar um patrimônio.

CONCORDO: A vida de hoje é mais sedutora através do marketing comercial que induz o consumidor a gastar até o que ele ainda não ganhou. Ignora os juros embutidos (por dentro) nas prestações fixas do automóvel, TV e geladeira. É o apelo convincente de que esse é o caminho de sucesso do capitalismo feliz.  

JOSÉ SARAMAGO: “Até aqui cheguei. De agora em diante, Cuba seguirá seu rumo e eu fico onde estou. Discordar é um direito que se encontra e se encontrará inscrito com tinta invisível em todas declarações de direitos humanos passadas, presentes e futuras. Discordar é um ato irrenunciável de consciência (...) Cuba não ganhou nenhuma batalha fuzilando esses três homens, mas perdeu minha confiança, fraudou minhas esperanças, destruiu minhas ilusões. ”  (escrito em 2003)

COMPARAÇÃO:  De volta da Argentina um amigo conta: “O metrô de Buenos Aires ( então com 1,5 milhão habitantes) foi inaugurado em 1913 (de São Paulo em 1974 com 6 milhões de habitantes). Em 1863 B. Aires tinha 875 kms de rede elétrica para 3 mil bondes em operação. Em 1908 os ‘hermanos’ possuíam a 7ª. economia do mundo - 65% da população era alfabetizada contra 14% no Brasil.    

GRANDEZA: Será que os jogadores brasileiros um dia vão imitá-lo? Sadi Mané ajuda sua vila de 2 mil pessoas no Senegal: construiu um hospital de R$ 3 milhões, doou R$1,8 milhão para uma escola e laptops aos estudantes, distribuiu roupas e acessórios esportivos, construiu agência de correios, paga 70 euros mensais por família, fornece internet 4 G de graça e fundou um projeto para proteger mulheres e meninas.

BRASIL:. Dos 33 partidos, raros tem algum programa partidário e quase todos, independentemente do que pensam ou desejam seus eleitores, gravitam em torno do governo, qualquer governo...( ) Governo e oposição, terminadas as eleições, não perdem tempo em formar um condomínio para compartilhar os cargos e recursos do poder...” (Roberto Brant)

O ADITIVO: O ressurgimento de Donald Trump nas prévias do Partido Republicano contém vários significados em todo mundo e no Brasil deve fortalecer (ou insuflar?) o discurso da oposição ao Palácio do Planalto. Trump vem com apetite e suas falas sobre vários temas parece repetir o carismático fenômeno eleitoral de 2016. A Globo e o PT ficarão pistolas da vida. (Manoel Afonso)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: