| Naviraí/MS - Terca-Feira, 16 de Abril de 2024

Toffoli amplia revogaço da Lava Jato e em 24h favorecidos chegam a 32


Gustavo Moreno/SCO/STF Por: Walter Azzolini | 09/03/2024 09:54

O ministro Dias Toffoli segue ampliando o placar de derrotas da Operação Lava Jato no STF. Como mostrou a coluna nessa sexta-feira (8/3), Toffoli havia anulado durante a semana todas as decisões do ex-juiz federal Sergio Moro e todos os atos da força-tarefa da Lava Jato contra 23 alvos de investigações ligadas ao ex-governador do Paraná Beto Richa, hoje deputado federal.

Ao longo da sexta, Toffoli proferiu mais seis decisões neste sentido e o número de beneficiados pelas anulações chegou a 32. Foram favorecidas mais seis pessoas e três empresas, todas atingidas por uma apuração da Lava Jato que atingiu Richa, a Operação Integração.

Ao declararem a “nulidade absoluta” dos atos da Lava Jato, os despachos do ministro aplicam aos demais investigados, a pedido deles, o mesmo entendimento conferido por ele a Beto Richa.

Em dezembro, Toffoli derrubou processos contra o deputado do PSDB, nos quais apontou manipulações, atuação ilegal e “conluio” entre Justiça e MPF. As anulações incluíram a fase pré-processual, ou seja, de investigações.

Entre os beneficiários da nova leva do “revogaço” de Dias Toffoli nos processos em torno de Richa, nessa sexta, estão o ex-chefe de gabinete dele, Deonilson Roldo; o ex-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) e delator, Nelson Leal Júnior; e as empresas Triunfo Participações e Investimentos, Econorte e Rio Tibagi Serviços de Operações e Apoio Rodoviário.

Seis pedidos semelhantes, feitos em nome de nove pessoas, ainda aguardam decisão de Dias Toffoli.

Em despachos na terça (5/3) e na quinta (7/3), o ministro já havia beneficiado a esposa de Richa, Fernanda Vieira Richa, e o filho do casal, André Vieira Richa, que tiveram processos contra si trancados.

As decisões também favoreceram o contador do ex-governador, Dirceu Pupo; um ex-assessor de Richa, Ricardo Rached; um suposto operador de propinas do tucano, Jorge Theodócio Atherino; o advogado Rodrigo Tacla Duran, apontado pela Lava Jato como operador de dinheiro ilícito da Odebrecht; e representantes de concessionárias rodoviárias, como Daniel Ramos Victorino, Luiz Fernando Wolff de Carvalho, Gustavo Müssnich, José Terbai Jr, Ruy Sérgio Giublin e e Carlos Lobato. (Metropoles)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: