| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Lula cobra partidos da base com deputados que assinaram impeachment


Lula está em seu terceiro mandato como presidente da República — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Por: Walter Azzolini | 29/02/2024 08:08

O  governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve cobrar a conta de partidos que integram a base e têm deputados que assinaram o pedido de impeachment do petista, articulado pela oposição. A reação foi tratada em reunião do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), com outros nomes que integram o comando da base. 

"Formou-se um consenso entre nós de que é incompatível o parlamentar ser da base do governo, ter relação com o governo e assinar pedido de impeachment. Isso não é razoável e a minha posição é encaminhar a lista desses parlamentares para que o governo tome providências", afirmou Guimarães pelo X (antigo Twitter).

Das 140 assinaturas que a oposição contabiliza no pedido de impeachment, há 47 rubricas do PP, do Republicanos, do União Brasil, do PSD e do MDB. Juntos, os cinco partidos comandam 11 dos 38 ministérios totais de Lula. O PSD tem três cadeiras no primeiro escalão desde o início do governo Lula: Carlos Fávaro na Agricultura; André de Paula na Pesca; e Alexandre Silveira em Minas e Energia.

O União Brasil tem a mesma quantidade. Juscelino Filho e Waldez Góes, das Comunicações e Integração e Desenvolvimento Regional, respectivamente, estão nos cargos desde janeiro de 2023. Já a pasta do Turismo começou sob o comando de Daniella Carneiro, mas passou para Celso Sabino em uma disputa interna do partido.

Também com três ministérios, o MDB comanda, desde o início do governo, as pastas de Transportes, com Renan Filho; das Cidades, com Jader Filho; e do Planejamento, com Simone Tebet. (O Tempo)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: