| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

Rio Paraguai atinge menor nível em sete anos e navegação segue incerta


Foto: Divulgação Por: Walter Azzolini | 27/02/2024 09:56

O nível do Rio Paraguai em Mato Grosso do Sul atingiu o menor registro em sete anos em 26 de fevereiro, com 0,68 metros em Ladário e 2,12 metros em Porto Murtinho, segundo a Marinha do Brasil. O escoamento de soja começou recentemente, porém lentamente, e o transporte fluvial de minérios ainda não pode ser retomado devido ao baixo nível do rio.

Para a navegação de barcaças, o nível ideal é acima de 1,50 metros em Ladário e 4,00 metros em Porto Murtinho. No entanto, veículos podem navegar com segurança quando o nível atinge 1,00 metro e 2,00 metros, respectivamente. O transporte de grãos pela hidrovia do Rio Paraguai foi retomado em Porto Murtinho, mas as incertezas persistem quanto à quantidade de soja a ser embarcada este ano devido à instabilidade do mercado e ao baixo nível do rio.

Enquanto as operações foram retomadas em Porto Murtinho, o terminal portuário de Ladário permanece paralisado devido ao baixo nível do rio, que atingiu apenas 84 centímetros, muito abaixo do necessário para a navegação comercial. Isso comprometeu o transporte de minérios, com empresas como a Granel Química relatando que o ano já está perdido devido à falta de condições para o transporte fluvial.

A falta de chuvas é atribuída ao fenômeno El Niño, que deve continuar afetando o clima até abril. Isso resultou em meses de chuva muito abaixo da média, especialmente nas cabeceiras dos afluentes e nas nascentes do Rio Paraguai, dificultando ainda mais o transporte hidroviário na região. O calor intenso também contribui para a rápida evaporação da água, agravando a situação.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: