| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Trump vence primárias da Carolina do Sul, estado da adversária Nikki Haley


Foto: g1 Por: Walter Azzolini | 25/02/2024 08:11

Donald Trump venceu neste sábado (24) as primárias republicanas da Carolina do Sul, derrotando Nikki Haley, que já foi governadora do estado.

A vitória por cerca de 20 pontos percentuais de diferença consolida a vantagem do ex-presidente americano na disputa para ser o candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos. As eleições do país serão em novembro.

Pouco depois de o resultado ser conhecido, Nikki Haley afirmou que não vai desistir.

 

"Sou uma mulher de palavra. Não vou desistir desta luta quando a maioria dos americanos desaprova Donald Trump e Joe Biden", disse ela.

 

Trump (ao fundo) sorri durante festa de comemoração do resultado das primárias da Carolina do Sul neste sábado (24). — Foto: Andrew Harnik/AP

Trump (ao fundo) sorri durante festa de comemoração do resultado das primárias da Carolina do Sul neste sábado (24). — Foto: Andrew Harnik/AP

Do lado democrata, o presidente Joe Biden também tem de disputar as primárias, mas sua indicação é dada como certa.

 

  • Guia da eleição nos EUA: o que vem após vitória de Trump na Carolina do Sul
  • Funciona Assim: como são as prévias que definem os candidatos

 

Trump venceu todas as primárias até aqui (Iowa, New Hampshire, Nevada e Ilhas Virgens Britânicas), conquistando 63 delegados.

Esse número se soma agora aos 44 novos delegados garantidos com a vitória na Carolina do Sul – segundo dados preliminares. O ex-presidente dos EUA chega, portanto, ao total de 107, enquanto sua rival Nikki Haley tem 17, de acordo com o jornal "The New York Times".

 

"Foi mais cedo do que prevíamos, e maior do que prevíamos", disse Trump após os resultados deste sábado. "Nunca vi o partido Republicano tão unido como agora."

 

A Carolina do Sul era a melhor chance de Nikki Haley desde o início das primárias – ela governou o estado por duas vezes. Ainda assim, as pesquisas já apontavam que ela seria derrotada por Trump.

A próxima primária acontece na terça-feira (27), em Michigan. Depois, está prevista a chamada Super Terça, em 5 de março, quando 15 estados vão votar. (g1)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: