| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Jair Bolsonaro é o sujeito mais estúpido da história brasileira?


Vinícius Schmidt/Metrópoles Por: Walter Azzolini | 15/02/2024 17:46

Os brasileiros que ainda leem jornais se depararam hoje com uma notícia bastante curiosa: a de que Jair Bolsonaro transferiu 800 mil reais para os Estados Unidos, em operação de câmbio devidamente registrada, pouco antes de viajar para lá, em dezembro de 2023.

A PF faz a seguinte ilação sobre a transferência:

“Evidencia-se que o então presidente Jair Bolsonaro, ao final do mandato, transferiu para os Estados Unidos todos os seus bens e recursos financeiros, ilícitos e lícitos, com a finalidade de assegurar sua permanência do exterior, possivelmente, aguardando o desfecho da tentativa de golpe de Estado que estava em andamento.”

O detalhe está no advérbio “possivelmente”. Possivelmente, eu poderia ter cabelos; possivelmente, o Brasil poderia ganhar um Nobel de Física; possivelmente, Lula poderia ler Homero.

Segundo a ilação da PF, Jair Bolsonaro colocou todo o seu dinheiro em uma conta bancária nos Estados Unidos para o caso de dar errado o golpe que nunca foi dado. Como deu errado o golpe que nunca foi dado, ele voltou para o Brasil.

Como assim?

O documento da PF tanbém diz o seguinte: “Alguns investigados se evadiram do País, retirando praticamente todos seus recursos aplicados em instituições financeiras nacionais, transferindo-os para os EUA, para se resguardarem de eventual persecução penal instaurada para apurar os ilícitos”. A persecução penal, no caso, seria para apurar o envolvimento na tentativa de ruptura do Estado de Direito, visto que “tinham a expectativa de que ainda havia possibilidade de consumação do golpe de Estado”.

Jair Bolsonaro despachou, então, todo o seu dinheiro para os Estados Unidos para se proteger de investigações e processos sobre a tentativa de golpe. Mas retornou ao Brasil, mesmo com o fracasso da tentativa de golpe, mesmo sabendo que seria alvo de investigações e processos que o levarão à prisão, se o objetivo inicial do plano jurídico-político for mantido.

O dinheiro lá e ele aqui, sem poder sair do país?

Se a PF estiver correta, a única conclusão possível é que Jair Bolsonaro conseguiu a façanha de ser o sujeito mais estúpido da história brasileira. É a hipótese benigna para os cidadãos que ainda acreditam no Estado de Direito — e ainda leem jornais.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: