| Naviraí/MS - Sábado, 20 de Abril de 2024

MS abre seleção para créditos de carbono na agricultura familiar


Ideia do governo é incentivar pequenos produtores a conciliar o cultivo com áreas para agroflorestas (Fotos: Arquivo/ Ass. Governo) Por: Walter Azzolini | 12/02/2024 12:00

O Governo de Mato Grosso do Sul está avançando em seu compromisso de tornar o estado carbono neutro até 2030, através de uma parceria com a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Um chamamento público, com recursos de R$ 954 mil, busca selecionar parceiros para um projeto pioneiro que visa apoiar pequenos agricultores na criação de agroflorestas.

A proposta visa oferecer suporte técnico e acesso a recursos para que os pequenos agricultores possam destinar parte de suas propriedades ao cultivo de árvores nativas do Cerrado e frutíferas. Conforme divulgado pelo campograndenes, isso não apenas ajuda na retenção de carbono, mas também gera créditos para comercialização futura, abrindo novas oportunidades para o setor.

A iniciativa envolve a quantificação da geração de carbono e a implementação de medidas para evitar o efeito estufa e o aquecimento global. Para isso, o governo busca parcerias privadas, como o banco holandês Coöperatieve Rabobank U.A., que possui experiência na quantificação e comercialização de créditos de carbono.

A meta é destinar 80% dos créditos gerados pelas agroflorestas aos agricultores familiares. Estima-se que até 2027, 2 mil hectares de áreas sejam destinadas a agroflorestas, beneficiando 800 pequenas propriedades. A iniciativa também conta com o apoio de instituições como a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Agraer.

Essa abordagem não apenas promove a sustentabilidade ambiental, mas também beneficia diretamente os pequenos produtores, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar mercados de carbono. Com o lançamento de editais para seleção de parceiros, o Governo de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável do estado.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: