| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Lula recua e aceita parceria com Tarcísio para túnel Santos-Guarujá


YouTube/Reprodução Por: Walter Azzolini | 30/01/2024 17:43

O presidente Lula recuou e decidiu aceitar a parceria financeira com o governo de São Paulo, comandado pelo bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), para a construção do túnel submerso Santos-Guarujá.

A decisão deve ser anunciada nesta terça-feira (30/1), após a reunião entre Lula e o governador no Palácio do Planalto. Os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Silvio Costa Filho (Portos) também participam da conversa.

Até então, o governo federal tinha decidido que a obra do túnel, inscrita no PAC, seria realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), sem a participação financeira do governo paulista.

arcísio e parlamentares paulistas, porém, reclamam da decisão. Eles argumentam que a exclusão do governo estadual atrapalharia e atrasaria o andamento da obra.

O governador também sustentava, nos bastidores, que havia um acordo para o uso de recursos do estado na obra e que esse acordo teria sido descumprido pelo governo Lula.

Incomodado, Tarcísio desembarcou nesta terça em Brasília para uma série de reuniões sobre o tema. Antes de se reunir com Lula, o governador teve um encontro separado com Rui Costa e Silvio Costa Filho.

Leilão para PPP

A previsão da Autoridade Portuária de Santos, estatal que administra o porto da cidade, é realizar um leilão em novembro de 2024 para buscar um parceiro para a obra.

A estimativa do investimento para o túnel é de R$ 6 bilhões. Pela previsão inicial do governo federal, metade desse valor viria da Autoridade Portuária, e a outra metade seria bancada pela PPP. (metropoles)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: