SÁBADO, 24 DE FEVEREIRO DE 2018
Untitled Document
20/06/2017 | Fonte: CAMPO GRANDE NEWS

Itaquiraí - Semelhante à Caravana da Saúde, mutirão inicia cirurgias de catarata

Projeto “Olhando para Frente” foi lançado em Itaquiraí e vai atender moradores de outras quatro cidades da região
Paciente é atendida antes de cirurgia de catarata, no Hospital São Francisco (Foto: Roney Minella)

Lançado no sábado (17) em Itaquiraí, o projeto intermunicipal “Olhando para Frente” já fez 16 cirurgias de catarata. Inspirado no programa Caravana da Saúde, lançado pelo governo de Mato Grosso do Sul em 2015, o projeto da prefeitura oferece atendimentos de oftalmologia através de parceria com o Hospital São Francisco. Pacientes de Juti, Naviraí, Iguatemi e Japorã também serão atendidos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa, as consultas e procedimentos cirúrgicos são feitos pela equipe de uma clínica de olhos de Umuarama (PR), contratada para oferecer os serviços. As cirurgias foram feitas pelo oftalmologista Jorge Hitochi Kumagai.

Marcelo disse que os 16 pacientes atendidos no primeiro mutiao moram na cidade e nos assentamentos rurais. Eles fizeram a consulta, passaram por avaliação e após o diagnóstico de catarata foram submetidos à cirurgia.

Segundo o secretário, o projeto é inédito na região. “Fizemos uma pactuação intermunicipal para atender aqui em Itaquiraí pacientes de Juti, Naviraí, Iguatemi e Japorã. Dessa vez zeramos os atendimentos agendados em Itaquiraí. Agora, vamos atender aqueles que estão na fila de espera oriundos dos municípios conveniados”, explicou.

“O objetivo é melhorar os atendimentos e diminuir o tempo de espera dos pacientes”, afirmou o prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto (PSDB).

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 21/02/2018 ESF Maria de Lourdes realizará o Projeto Bem Estar
Postada em: 08/02/2018 Ministério da Saúde destina R$ 336 mil para 8 municípios de MS
Postada em: 26/01/2018 Gerente Municipal de Saúde esclarece sobre a Febre Amarela
Postada em: 11/01/2018 Membros da CEI analisam documentos da Saúde
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra