| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Vacinação de grupos de risco é principal desafio no combate à covid-19


Foto: Agência Brasil Por: Walter Azzolini | 17/01/2024 09:36

Há três anos, em 17 de janeiro de 2021, a enfermeira Mônica Calazans se tornou a primeira brasileira a receber a vacina contra a covid-19. Atualmente, o desafio é ampliar a cobertura vacinal para grupos de risco, segundo especialistas. O médico infectologista Gonzalo Vecina Neto destaca a importância de atualizar o calendário vacinal, pois apesar da redução da pandemia, o vírus continua circulando.

Mônica Calazans, a primeira vacinada, relembra com emoção o momento que representou esperança para os brasileiros. Ela destaca a mudança de cenário, permitindo interações sociais mais próximas. Porém, ressalta a importância contínua da vacinação contra a covid-19.

O infectologista Gonzalo Vecina Neto alerta para a baixa cobertura de vacinação infantil, destacando a vulnerabilidade de grupos como crianças, idosos e gestantes. Ele enfatiza a necessidade de vacinas atualizadas devido às mutações do vírus. A infectologista Rosana Richtmann sugere a aquisição da vacina monovalente mais recente para enfrentar as novas variantes.

A Campanha Nacional de Vacinação no Brasil começou em janeiro de 2021, e até janeiro de 2024, cinco vacinas estão autorizadas. O Ministério da Saúde destaca uma cobertura de 83,86% para o esquema primário de duas doses. A vacinação infantil é um desafio atual, com a necessidade de incluí-la no Programa Nacional de Imunizações (PNI), visando prevenir casos e mortes em crianças. (Agência Brasil)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: