| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Citricultura: preço atinge recorde real em 2023


Foto: Envato Por: Walter Azzolini | 08/01/2024 09:25

O ano de 2023 foi bastante positivo para a citricultura do estado de São Paulo e do Triângulo Mineiro, no que diz respeito aos preços recebidos pelos produtores rurais.

Os valores das laranjas estiveram em patamares firmes ao longo de todo o ano, tanto no mercado de mesa quanto na indústria.

Nesse último segmento, inclusive, chegaram a operar em patamares recordes reais, o que permitiu um ano de boa rentabilidade, de acordo com avalição do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Para os pesquisadores da entidade, tal cenário está atrelado à oferta de fruta inferior à demanda, mesmo com a safra 2023/24 sendo de produção dentro da média.

Isso ocorreria, segundo o Cepea, porque os estoques de suco de laranja das processadoras iniciaram a safra em volumes baixos.

Houve, assim, necessidade de absorver o máximo possível de matéria-prima para evitar uma nova queda significativa na quantidade armazenada ao fim da temporada atual.

Além disso, pesquisadores do Cepea reforçam que a demanda de suco de laranja no mercado internacional está aquecida – sobretudo por parte dos Estados Unidos, que estão com a produção reduzida há anos, devido aos impactos do greening. (canalrural)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: