| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Reoneração: Pacheco aproveita 8/1 para discutir MP com líderes


Igo Estrela/Metropoles Por: Walter Azzolini | 03/01/2024 15:02

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve discutir, a partir da próxima semana, a medida provisória (MP) que prevê a reoneração gradual da folha de pagamento para 17 setores da economia.

Pacheco deve aproveitar a cerimônia contra os ataques de 8 de janeiro, na próxima segunda-feira, para iniciar diálogos com os líderes. O evento ocorrerá em sessão solene no Congresso Nacional.

A discussão, no entanto, pode se estender ao longo do mês de janeiro, já que o Congresso está em recesso e parte dos parlamentares não se encontra em Brasília. As atividades oficiais do Legislativo serão retomadas em fevereiro.

Em 2023, o Congresso Nacional aprovou uma lei que prorroga a desoneração até 2027. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o dispositivo, mas Câmara e Senado derrubaram o veto. 

Na contramão da decisão do Congresso, o governo publicou, na última semana de dezembro, a MP que propõe a reoneração da folha de pagamentos. A ação faz parte de um esforço da equipe econômica de Lula para aumentar a arrecadação dos cofres públicos e cumprir a meta de zerar o déficit fiscal a partir de 2024.

Por ter força de lei e vigência imediata, a MP deverá substituir a lei promulgada. Em seguida, ela ainda precisa ser analisada pelo Congresso dentro de 120 dias após a retomada dos trabalhos legislativos, em fevereiro.

Pacheco fala em “estranheza” com a MP da Reoneração

Acionado pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), Pacheco se pronunciou sobre a medida provisória.

Em nota, ele anunciou que analisará a questão nos primeiros dias de janeiro, mas citou “estranheza sobre a desconstituição da decisão recente do Congresso Nacional sobre o tema”.

“Há também um contexto de reação política à sua edição que deve ser considerado, de modo que também será importante reunir os líderes das duas Casas para ouvi-los, o que pretendo fazer nos primeiros dias de janeiro. Somente depois de cumprir essas etapas é que posso decidir sobre a sua tramitação no Congresso Nacional, ou não”, completou Pacheco.

Antes da divulgação da nota, a Frente Parlamentar do Empreendedorismo havia pedido para Pacheco rejeitar a medida. O presidente da FPE, deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA), chamou a publicação da MP de uma “afronta ao Poder Legislativo” por parte do governo federal. (metropoles)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: