| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Deboche de site de fofoca, supostamente provoca morte de jovem


Jovem tirou a própria vida após fake news ser divulgada em páginas de fofoca
Jéssica Canedo e Whindersson Nunes Por: Walter Azzolini | 24/12/2023 11:08

Uma fake news que tira uma vida não é uma novidade. Há 9 anos, Fabiane Maria de Jesus foi espancada até a morte no Guarujá após uma notícia falsa que a retratou como uma suposta sequestradora de crianças para rituais de magia negra.

O caso de Jéssica Canedo é um pouco diferente.

Na semana passada, algumas páginas de fofoca, incluindo a Choquei - que conta com mais de 30 milhões de seguidores -, publicaram prints de uma suposta conversa entre a jovem de 22 anos de idade e o humorista Whindersson Nunes.

A informação foi desmentida por Whindersson, mas circulou o suficiente para causar dano moral a Jéssica. Ao longo de cinco stories feitos na última segunda-feira (18), ela desabafou sobre os problemas que enfrentou no último ano com sua saúde mental, afirmando que 2023 foi o ano mais difícil da sua vida

“Cuidado com o que vocês falam. Vocês não sabem como está o psicológico de quem está recebendo os xingamentos e as ameaças”, disse Jéssica.

 Na noite de sexta-feira (22), a família de Canedo informou que ela tirou sua própria vida.

"Infelizmente perdi uma amiga, por conta de mentiras, por conta de ataques na rede social. Amiga, que Deus te dê um bom lugar. Descanse em paz", publicou Vitória Santos, uma amiga de Jéssica.

A postagem com os prints falsos foi tirada do ar pela Choquei e por outras páginas de fofoca no Instagram e Twitter. Essas contas somam milhões de seguidores e movimentam uma quantidade enorme de dinheiro em publicidade e postagens patrocinadas.

Nas redes sociais, usuários criticam a Choquei e apontam que a notícia falsa divulgada pela página foi a causa da morte de Jessica.

Até as 'Notas da Comunidade do Twitter' afirmam que "a Choquei contribuiu com a morte da uma menina e está lidando como se nada tivesse acontecido, apenas apagou os posts. A morte da Jessica não pode ser esquecida".

A extrema direita se aproveitou do posicionamento editorial pró-Lula da página de fofoca para criar um factóide em cima da morte de Jéssica Canedo.

Já os influenciadores progressistas afirmaram que o caso reforça a proposta do governo de regulamentar as redes sociais através do PL das Fake News.

"Já que o assunto é fake news e o impacto REAL na vida das pessoas, que tal abraçarmos novamente o PL 2630? Não adianta derrubar um perfil aqui, outro acolá, é preciso atuar na raiz do problema. A extrema-direita que tá pedindo a derrubada da conta Choquei tá preparada pra isso?", disse George Marques, assessor na Secretaria de Comunicação Institucional da Presidência da República.

Dono da Choquei tranca o perfil no Instagram

O influenciador Raphael Sousa, com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, privou a sua conta para que apenas os seguidores prévios consigam interagir ou visitar o perfil dele na rede. Criador da página de fofoca Choquei, o influencer está sendo atacado na internet por ser um dos responsáveis na disseminação de uma fake news entre o comentarista Whindersson Nunes e uma jovem anônima.

Jéssica, implorou para interromperem a mentira mas o apelo da jovem foi ironizado por Raphael. “Avisa pra ela que a redação do ENEM já passou”, escreveu em um comentário se referindo ao fato dela ter feito o apelo por escrito.

Outras páginas de fofoca, como a Garotx do Blog, que foi a primeira a publicar a suposta interação entre Nunes e a jovem, estão sendo acusados de causarem a tragédia de Jéssica. Além de privar a conta pessoal, os perfis no Instagram estão com restrição de comentários, permitindo apenas interações de seguidores selecionados.

No entanto, antes da privação, é possível ler inúmeros comentários de usuários que pedem retratação da Choquei ou que as pessoas façam denúncias para que o Instagram derrube a conta por disseminação de fake news.

“Voltei ao dia em que perdi meu filho”, lamenta Whindersson Nunes após morte de jovem vítima de fake news

Whindersson Nunes se pronunciou neste sábado (23) após a morte da estudante mineira Jéssica Canedo na sexta-feira (22). 

“Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho”, lamentou o humorista, por meio de sua assessoria em nota. Segundo a família de Jéssica, ela “não resistiu à depressão e a tanto ódio”.

Confira o comunicado na íntegra:

A Nonstop Produções S.A., escritório responsável pelo gerenciamento de Whindersson Nunes, vem a público manifestar o posicionamento do artista sobre a dimensão catastrófica de uma história inventada a partir de uma fake news. Nesta sexta-feira (22), Whindersson Nunes foi surpreendido com a triste notícia do falecimento da jovem Jessica.

Perplexo com o desencadeamento desse novo massacre público proporcionado pelo uso negativo das redes sociais, o artista lamenta: ‘Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho’.

A Nonstop Produções S.A. e Whindersson Nunes lamentam profundamente o ocorrido e prestam solidariedade à família da jovem Jessica, bem como repudiam, veementemente, o linchamento virtual e o uso nocivo das redes sociais. Se você estiver passando por questões emocionais, busque ajuda. Disque 188 para o CVV – Centro de Valorização da Vida. (pensarpiaui)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: