| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

OCDE alerta para riscos na política econômica brasileira


Presidente Lula disse que a OCDE está errada
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva 04/12/2023 - REUTERS/Liesa Johannssen Por: Walter Azzolini | 19/12/2023 11:47

Em um recente estudo divulgado, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) emitiu um alerta sobre os riscos da política econômica brasileira, centrada em gastos públicos e investimentos governamentais. De acordo com a análise da OCDE, se os gastos continuarem a crescer no ritmo atual, o Brasil enfrenta a séria ameaça de ter receitas equivalentes às despesas até o ano de 2037, deixando pouco espaço para investimentos e desenvolvimento.

O organismo internacional ressalta que países mais desenvolvidos alcançaram seu equilíbrio econômico por meio de ajustes nas contas públicas e reformas ambiciosas, uma abordagem que, segundo a OCDE, ainda não foi efetivamente implementada no Brasil. A preocupação central do relatório recai sobre a falta de medidas concretas para garantir a sustentabilidade das finanças públicas no longo prazo.

A previsão alarmante da OCDE destaca a possibilidade de o país atingir um ponto crítico em que as receitas e despesas se igualarão, deixando o governo sem margem de manobra para investimentos necessários em áreas cruciais como infraestrutura, saúde e educação. Outro alerta é sobre o aumento da pobreza.

A crítica contundente da OCDE se estende à classe política brasileira, apontando uma preocupação com o foco excessivo em interesses eleitorais em detrimento do cuidado com os cidadãos. O estudo destaca a necessidade urgente de reformas estruturais e uma abordagem mais responsável em relação às finanças públicas.

Diante desse cenário, a sociedade civil, instituições financeiras e setores produtivos estão atentos à urgência de ações que assegurem a estabilidade econômica do país. A discussão sobre a necessidade de medidas reformadoras ganha destaque, tornando-se essencial para o futuro desenvolvimento e bem-estar da nação.

A repercussão deste alerta da OCDE promete alimentar o debate sobre a condução da política econômica brasileira, incentivando a busca por soluções que garantam a sustentabilidade fiscal e promovam o crescimento equitativo e duradouro.

O presidente da república disse, nesta terça-feira que a OCDE está errada.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: