| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Nova Mutum (MT) recebe chuvas, mas perdas na soja já são irremediáveis


Foto: Romilson D'Avila Por: Walter Azzolini | 07/12/2023 11:22

Nova Mutum, no médio-norte de Mato Grosso, é um dos 10 municípios que mais produzem soja no país, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesta safra 2023/24, a região tem sofrido com a estiagem. Porém, nos últimos dias, as áreas produtoras receberam precipitações, mas em volume ainda insuficiente e de forma desparelha.

Segundo o engenheiro agrônomo da Jatobá Planejamento e Consultoria Agronômica, Fernando Gazola, foram 3 mm na segunda-feira (4) e 20 mm ontem (5). “Há manchas onde choveu bem, umas com pouca chuva e outras encharcadas”, relata, exemplificando a irregularidade.

Para ele, as perdas de produtividades na soja devem ser grandes. “Nunca vi uma situação dessas em 37 anos”, lamenta. “Tem lavoura entrando em maturação com um palmo de altura, que não tem mais como salvar”.

De acordo com Gazola, as lavouras plantadas em setembro e início de outubro são as mais comprometidas. “Tem gente ainda plantando, mas nestas lavouras a ferrugem deve tomar conta”, pondera. (canalrural)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: