| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Fertilizantes: comissão debate dependência dos importados e produção nacional


Foto: Tera Ambiental/divulgação Por: Walter Azzolini | 06/12/2023 12:40

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados promove audiência nesta terça-feira (5) para discutir a formulação de uma política de incentivo à indústria nacional de fertilizantes e bioinsumos agrícolas. A audiência está marcada para às 15h30, no plenário 5.

O deputado Heitor Schuch (PSB-RS), que pediu o debate, diz que atualmente o país importa 85% dos fertilizantes usados na lavoura. Para ele, é necessário reduzir a dependência dos fertilizantes importados e desenvolver a indústria nacional, tanto de fertilizantes químicos (nitrogênio, fósforo, potássio, dentre outros), como de bioinsumos agrícolas.

“Precisamos avaliar os resultados até aqui do Plano Nacional de Fertilizantes, lançado em 2022 com o objetivo de desenvolver a produção nacional para reduzir a dependência da importação”, afirma Schuch. Ele também quer discutir o uso de bioinsumos, usados na nutrição das plantas, controle de pragas e doenças, e “que podem até mesmo substituir os agrotóxicos”.

Outra questão a ser debatida, a pedido do deputado, é a proposta de redução do custo tributário da indústria de fertilizantes e o uso de remineralizadores para suprir parte dos nutrientes necessários à produção agrícola.

“Os remineralizadores são minerais primários que aumentam a fertilidade, a retenção de água e a atividade biológica do solo. Seu uso melhora a resposta da terra aos fertilizantes e ao manejo agrícola em países de clima tropical”, explica o parlamentar. (canalrural)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: