QUINTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2018
Untitled Document
04/04/2017 | Fonte: AGÊNCIA ANSA

Pesquisadores encontram verdadeira origem do Alzheimer

Área do cérebro associada à memória

Pesquisadores italianos descobriram a verdadeira origem do Mal de Alzheimer. Diferentemente do que se acreditava até então, a doença não surge na área do cérebro associada à memória, mas sim da morte de neurônios da região vinculada às mudanças de humor.

Coordenado pelo professor associado de Fisiologia Humana e Neurofisiologia da Universidade Campus Bio-Médico de Roma, Marcello D'Amelio, o estudo, que revoluciona a maneira como entendemos e tratamos a patologia, foi publicada na revista científica Nature Communications .

Até agora, o Alzheimer era considerado uma doença que surgia devido à degeneração das células do hipocampo, área cerebral da qual dependem os mecanismos da memória. O novo estudo, conduzido em colaboração com a Fundação IRCCS Santa Lucia e do CNR de Roma, no entanto, aponta que a doença surge na área tegmental ventral, onde é produzida a dopamina, neurotransmissor vinculado às mudanças de humor.

Segundo os pesquisadores, como um efeito dominó, a morte dos neurônios responsáveis pela produção de dopamina desacelera a chegada desta substância ao hipocampo, causando assim uma falha que gera a perda das lembranças, principal sintoma da doença.

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 26/04/2018 H3N2 - Conheça os sintomas e saiba como se prevenir
Postada em: 24/04/2018 Anvisa autoriza a venda de quatro novos medicamentos genéricos
Postada em: 24/04/2018 Secretaria de saúde de Deodápolis promovera atendimento para mulheres com o grupo ‘ONÇA PINTADA’ na sexta (27)
Postada em: 23/04/2018 Na Capital, vacinação contra a gripe influenza começa nesta terça-feira
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra