| Naviraí/MS - Terca-Feira, 16 de Abril de 2024

Número de pessoas fora de casa no RS chega a 28 mil após enchentes


Na região das ilhas de Porto Alegre, famílias que saíram de casa acampam na estrada — Foto: Reprodução/RBS TV Por: Walter Azzolini | 22/11/2023 12:31

O número de pessoas fora de casa após as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de semana passou de 28 mil nesta quarta-feira (22), de acordo com a Defesa Civil do estado.

São pelo menos 177 muncípios atingidos no RS, com 28.327 pessoas fora de casa e 63 feridos. O governo do estado confirmou na terça (21) a quinta morte causada pelas enchentes. A vítima é uma mulher de 67 anos, não identificada, que foi encontrada morta dentro de uma casa alagada em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

 

Pelo menos 7 mil clientes da CEEE Equatorial seguem sem luz em áreas alagadas do estado. O fornecimento foi interrompido após pedido da Defesa Civil, por questões de segurança. Na área de RGE, outra concessionária de energia elétrica do estado, são mais de 1,3 mil pontos sem energia, principalmente em municípios do Vale do Taquari e da Região Metropolitana de Porto Alegre. Equipes de manutenção das duas concessionárias seguem monitorando as regiões.

 

Enchente atinge a região das ilhas de Porto Alegre desde o fim de semana — Foto: Reprodução/RBS TV

Enchente atinge a região das ilhas de Porto Alegre desde o fim de semana — Foto: Reprodução/RBS TV

 

Acampados na estrada

 

Na região das ilhas de Porto Alegre, um dos pontos mais críticos de inundações do estado, já são quase 2 mil pessoas fora de casa por conta da enchente.

Na segunda-feira (20), o Guaíba chegou a 3,39 metros, em medição realizada no Cais Mauá às 23h45, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). Foi a marca mais alta desde 1941, quando a Capital do Rio Grande do Sul enfrentou uma enchente histórica que levou o nível da água a 4,75 metros. A cota de inundação do Guaíba na região do cais é de 3 metros.

De acordo com moradores da região, o nível da enchente surpreende: em algumas casas, a água chegou na altura do peito. Na BR-290, cerca de 100 moradores montaram barracas com lonas cedidas pela Defesa Civil e passam as noites na beira da estrada desde o fim de semana.

 

"É muito difícil. A gente sofre, mas precisa, fazer o quê? Não adianta sair, deixar tudo abandonado. Tem muita gente, criança, família...", diz o morador Valmir da Silva.

 

Na região das ilhas de Porto Alegre, famílias que saíram de casa acampam na estrada — Foto: Reprodução/RBS TV

Na região das ilhas de Porto Alegre, famílias que saíram de casa acampam na estrada — Foto: Reprodução/RBS TV

 

Cinco mortes

 

Cinco mortes foram confirmadas pela Defesa Civil do RS em decorrência de transtornos causados pelas chuvas do fim de semana.

O governo do Rio Grande do Sul confirmou nesta terça-feira (21) mais uma morte causada pelas enchentes que atingem o estado desde o fim de semana. A vítima é uma mulher de 67 anos, não identificada, que foi encontrada morta dentro de uma casa alagada em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

No domingo (19), foi encontrado o corpo de Luis Antônio Martins, que teve o carro arrastado pela correnteza ao transitar por uma estada estadual em Vila Flores, na Serra. Outras duas vítimas haviam sido encontradas em Gramado, também na Serra, no sábado (18).

A Defesa Civil também passou incluir no levantamento a morte de uma mulher após um centro esportivo desabar, em Giruá, no dia 15 de novembro. (g1RS)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: