| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Com mais de 40 mil casos e 40 mortes por Dengue, SES alerta "prevenção ainda é o melhor remédio"


Acumulo de água parada em terrenos baldios favorece a reprodução do mosquito da dengue - Gerson Oliveira Por: Walter Azzolini | 19/11/2023 12:45

As altas temperaturas climáticas registradas em Mato Grosso do Sul formam um ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti, causador de diversas doenças, sobretudo da Dengue. Segundo o último Boletim Epidemiológico Dengue, divulgado na terça-feira (14), o estado possui 40.176 casos confirmados da doença e 40 óbitos por dengue, somente neste ano.

O número de casos e de mortes é visto com preocupação pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS), já que representa o dobro das ocorrências registradas no ano passado. Em 2022, foram contabilizados 21.328 casos da doença.

Entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 74 deles classificam-se com alta incidência de casos prováveis, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo iformações do correiodoestado, Ribas do Rio Pardo, Terenos, Paranaíba e Tacuru apresentam incidência média, enquanto apenas Aparecida do Taboado atinge baixa incidência.

A enfermeira da SES, Bianca Modafari Godoy destaca que em casos de suspeitas de Dengue, o ideal é manter a hidratação e o repouso, além de buscar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima. O acompanhamento do paciente é indispensável para o monitoramento e o tratamento adequado dos sintomas.

“Importante ressaltar que não deve se automedicar, pois caso faça uso de antiinflamatórios como aspirinas pode piorar a coagulação sanguínea e consequentemente o estado de saúde, já que a dengue pode causar hemorragia”, recomenda a profisisonal da saúde.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: