| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Pouso, fuga e mortes em confronto: saiba como criminosos invadiram fazenda de Leonardo


Leonardo e família não estavam em fazenda no momento do crime. No total, polícia apreendeu 420kg de pasta base de cocaína.
Avião com drogas que invadiu pista da fazenda do cantor Leonardo, em Jussara- Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera Por: Walter Azzolini | 11/11/2023 11:07

Um avião com quase meia tonelada de pasta base de cocaína pousou na fazenda Talismã do cantor sertanejo Leonardo, em Jussara, a 270km de Goiânia. Um grupo armado esperava pela droga às margens da rodovia e entrou em confronto com a Polícia Militar. Estima-se que 11 criminosos armados participaram da ação.

1. A invasão

O avião veio da Bolívia até Goiás e pousou sem autorização dentro da fazenda Talismã, na tarde de sexta-feira (10). O cantor Leonardo, que é dono da propriedade, não estava lá no momento em que tudo aconteceu.

O piloto do avião disse aos funcionários da fazenda que havia feito um pouso de emergência, porque precisava abastecer. Apesar disso, os funcionários estranharam a situação e ligaram para o irmão de Leonardo, Alessandro Costa, que chamou a polícia.

Paralelo a isso, duas caminhonetes e um carro ocupados por integrantes do grupo criminoso se aproximaram. Estima-se que 11 criminosos armados participaram da ação.

O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Goiás, Thiago Queiroz, acredita que toda a ação criminosa foi improvisada e que, muito provavelmente, a aeronave fez um pouso de emergência para evitar uma queda causada por falta de combustível.

 

“O que se sabe até o momento é que a aeronave tentava evitar uma queda seca, uma queda por falta de combustível”, afirmou Queiroz.

 

2. A fuga

Segundo o inspetor da PRF, Newton Moraes, os criminosos começaram a transferir a droga de dentro do avião para uma das caminhonetes, de modelo Hilux.

Já em um carro modelo Fiat Uno haviam galões com combustível, usados para abastecer a aeronave. Após a ação, os três veículos e o avião fugiram.

“Comunicaram o gerente via rádio, ele foi e trancou a entrada da fazenda pro pessoal não sair e dar tempo da polícia chegar pra ver do que que tratava. Eles arrancaram os portões da entrada do trilho e foram embora. Evadiram do local, entendeu? Tudo isso aí, segundo os meninos, durou 10 minutos”, detalha o irmão de Leonardo.

3. O confronto

A Polícia Militar e a PRF acionaram o serviço de inteligência e conseguiram prever onde a Hilux estaria. A partir disso, localizaram a caminhonete na BR-070, entre as cidades de Jussara e Montes Claros de Goiás (veja mapa abaixo).

A equipe da PM relata que tentou abordar a Hilux, mas que os ocupantes reagiram atirando. Os militares revidaram os disparos e alvejaram dois suspeitos, que eram um homem e uma mulher.

O casal baleado chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal de Jussara. Mas como estavam muito feridos, não resistiram e morreram. O Instituto Médico Legal (IML) confirmou ao g1 que foi acionado para fazer a remoção dos dois corpos da unidade médica e realizar a necrópsia.

Até a última atualização desta reportagem, a identidade do casal ainda não havia sido revelada. Estima-se que ambos tenham em média 30 anos e antecedentes por tráfico de drogas e homicídio.

Não há informações sobre o paradeiro do avião e do Fiat Uno.

 

A droga

 

A droga que estava dentro da caminhonete Hilux foi apreendida pelos policiais após o confronto. No total, a PM encontrou 420kg de pasta base de cocaína. A droga foi encaminhada para a sede da Polícia Federal, em Goiânia.

A polícia também apreendeu duas armas de fogo, a caminhonete Hilux, dois rádios comunicadores e uma antena para comunicação via satélite.

A segunda caminhonete foi encontrada abandonada em Montes Claros de Goiás. Dentro do veículo não havia nenhuma quantidade de droga.

 

Leonardo e família

 

O cantor sertanejo Leonardo e a esposa Poliana estavam em São Paulo quando tudo aconteceu. Portanto, não presenciaram nenhum momento do crime.

João Guilherme, filho do cantor, fez comentários sobre o caso nas redes sociais. Ele brincou dizendo que não tem nada a ver com o crime.

“Juro que não tem nada a ver comigo, mas poderia”, escreveu. “Branco não, só orgânicos ????”, completou João Guilherme. (g1)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: