| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Tereza Cristina critica questões do Enem que teriam 'vilanizado' o agronegócio


Frente Parlamentar da Agropecuária quer anular três questões e convocar ministro da Educação para 'explicar' razões para as perguntas
Senadora Tereza Cristina - Correio do Estado/Arquivo Por: Walter Azzolini | 07/11/2023 12:10

A senadora sul-mato-grossense Tereza Cristina, do PP, na mesma linha critica adotada pela FPA (Frente Parlamentar Agropecuária) que mostrou-se indignada com três questões aplicadas no Enem (Exame Nacional Médio), que teriam atacado o agronegócio brasileiro, recorreu às redes sociais para, também, dar o seu recado. A bancada do agro, que conta com 347 congressistas (deputados federais e senadores) quer a anulação de três perguntas inseridas no primeiro dia da prova do Enem, ontem, domingo (5) e, ainda, a convocação do ministro Camilo Santana (Educação) para qie ele preste explicação acerca do episódio. 

FALA DE TEREZA 

“Além de tentar mais uma vez vilanizar o agro, o governo Lula 3, em seu primeiro Enem, dão uma aula sobre como formular mal uma pergunta, sem rigor conceitual ou factual. Conteúdo ultrapassado, além de ideologizado”, escreveu a senadora, que acrescentou: 

“O agro brasileiro cuida da segurança alimentar do seu povo e de outros países do mundo. Lamentável. Um desserviço à educação”. 

A QUEIXA 

A revolta dos ligados ao agro, por exemplo, tem a ver com a questão 89, elaborada a partir de um artigo produzido por pesquisadores da Unversidade Federal de Goiás, que diz: 

Pelo resultado extraoficial da primeira prova do Enem, acertou quem respondeu a alternativa D. Para a FPA, entidade que já foi chefiada por Tereza Cristina, o questionamento teve "cunho ideológico".

A questão 70 da prova, também contestada pelo agro como de "viés ideológico", tratou do desmatamento da Amazônia. Diz na pergunta que além do plantio da soja, a lógica que "que gera o desmatamento está articulada pelo tripé grileiros, madeireiros e pecuaristas".

Já na pergunta 71, surge um texto que explora a seguinte questão: "bilionários lançam nova era de viagens ao espaço".

"Os mais abastados poderão sonhar em viajar ao espaço seja por um foguete ou por um avião híbrido, mas toda população global poderá sentir os efeitos dessas viagens e avanços tecnológicos", completa o texto acerca das conquistas futuras dos bilionártios.

 

 

Também extraoficialmente, acertou quem cravou a alternativa A nesta questão.

Ainda de acordo com a nota da FPA, as perguntas contestadas, e que os congressistas ligados ao agro querem que sejam anuladas representam um "negacionistmo cientifico" e que a missão delas é o de "estimular conflitos agrários".

Até o fechamento deste material, o ministro da Educação nem o governo federal tinham se manifestado acerca da revolta do agro. (correiodoestado)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: