| Naviraí/MS - Terca-Feira, 16 de Abril de 2024

Lula e o dilema: Dinheiro na mão do trabalhador ou do governo?


Foto: Reprodução/Veja Por: Walter Azzolini | 04/11/2023 12:27

O presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou em uma reunião de ministros realizada ontem que "dinheiro bem aplicado é aquele investido em obras". Esta declaração reflete a abordagem do governo no sentido de mostrar-se como um governo realizador, empenhado em deixar um legado duradouro ao longo de seu mandato. No entanto, há uma preocupação válida que permeia essa estratégia populista: a alocação ineficiente de recursos.

No contexto brasileiro, é alarmante o fato de que cerca da metade dos recursos destinados às obras públicas não atingem seu propósito original, perdendo-se em destinos obscuros. Esta prática prejudicial contribui para asfixiar a economia do país e força o governante populista a buscar fontes adicionais de receita, frequentemente recorrendo a aumentos na carga tributária que recaem diretamente sobre os ombros dos trabalhadores.

A verdade é que dinheiro bem aplicado é aquele que permanece no bolso do trabalhador e do empresário, impulsionando a economia, estimulando o crescimento, gerando empregos e renda, e, consequentemente, gerando mais receita por meio de impostos que, por sua vez, podem ser direcionados para benefícios sociais.

O Brasil já enfrenta uma das maiores cargas tributárias do mundo, e o governo do presidente Lula parece estar considerando a possibilidade de aumentá-la ainda mais, o que coloca uma pressão adicional sobre os trabalhadores. Vale lembrar que, durante a campanha eleitoral, Lula prometeu não impor tributos sobre compras em mercados asiáticos. No entanto, é importante questionar o que levou a uma mudança de postura nesse aspecto e como isso impacta a vida dos cidadãos brasileiros. É fundamental que haja uma análise crítica dessas políticas fiscais e a devida transparência por parte do governo para que a população possa entender e avaliar as implicações de tais medidas em sua vida cotidiana




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: