TERÇA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2018
Untitled Document
02/03/2017 | Fonte: G1

Falta de chuva na zona rural faz Japorã decretar emergência

Plantação de pequenos produtores está comprometida pela estiagem. Decreto considera danos sociais e econômicos a comunidades rurais.

A pouca quantidade de chuva em Japorã, a 470 km de Campo Grande, foi motivo para a prefeitura decretar situação de emergência na zona rural da cidade, segundo publicação na edição desta quinta-feira (2) do Diário Oficial dos Municípios.

O município no extremo sul de Mato Grosso do sul teve baixos níveis de precipitação desde janeiro. Dentre os efeitos provocados pela estiagem estão graves prejuízos econômicos com o plantio da safrinha do milho e comprometimento dos serviços de abastecimento de água por meio da captação rústica, além de atrapalhar as reservas hidrológicas e capacidade de distribuição.

O escoamento da produção leiteira dos pequenos produtores rurais e a produção agropecuária, principalmente de milho, mandioca e hortifruti sofre perdas graves por conta da falta de chuva, o que provoca danos econômicos e sociais, segundo o decreto.

A vulnerabilidade das comunidades rurais afetadas pela falta de chuva também foi considerada pela prefeitura para decretar o estado de emergência. Segundo o decreto, essas populações vivem em isolamento e faltam equipes de saúde para atendimento, inclusive na comunidade indígena.

Como consequência da declaração de situação de emergência, os órgãos municipais e voluntários ficam autorizados a atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil com objetivo de assistir a população afetada pela falta de chuva.

E, como de praxe, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários para as atividades de resposta ao desastre e prestação de serviços e obras relacionadas ao problema. O decreto entra em vigor na data da publicação.

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 06/06/2018 STJ autoriza recolhimento da carteira de motorista para pressionar réu inadimplente a regularizar débitos
Postada em: 06/06/2018 Passa de 190 o número de desaparecidos por causa do Vulcão de Fogo, na Guatemala
Postada em: 06/06/2018 Governo reduz previsão e passa a estimar salário mínimo abaixo de R$ 1 mil em 2019
Postada em: 06/06/2018 Frio deve atrasar início da colheita do algodão na região norte de MS
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra