| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Sobram vagas no "AGRO", o que falta é qualificação


Foto: Divulgação Por: Walter Azzolini | 08/09/2023 13:21
O agro tem inúmeras vagas e a oportunidade é agora, porém ainda falta qualificação profissional. Este é um dos grandes desafios na gestão de pessoas no campo. 

Não existem pessoas suficientes para trabalhar no agro, e aí, é preciso trazer trabalhadores da cidade para o campo. No entanto, essas pessoas não têm qualificação alguma e nenhum entendimento da lida na fazenda.

Essa é a visão da consultora Jacqueline Lubaski de como está o mercado de trabalho no campo. Ela esteve no estúdio do Giro do Boi nesta quinta-feira, 7.

Lubaski é especialista em gestão de pessoas, recursos humanos e desenvolvimento humano em empresas rurais na Destrave Desenvolvimento. Ela também é mentora em gestão de pessoas no programa Fazenda Nota 10.

Para ela, a saída é justamente as fazendas investirem cada vez mais em qualificação de profissionais. A ideia é dar oportunidade e qualificar os trabalhadores que vêm das cidades para começar a aprender a trabalhar no setor.

População de trabalho crescente no campo

Trabalhadores em avaliação do gado em confinamento. Foto: Divulgação

Trabalhadores em avaliação do gado em confinamento. Foto: Divulgação

A população ocupada (PO) no agronegócio foi de 28,1 milhões de pessoas neste primeiro semestre de 2023, segundo o boletim “Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro”.

A publicação é inédita e foi lançada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O estudo foi feito em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A pesquisa analisa a população ocupada no setor a cada trimestre e a evolução do “estoque de empregos”, comparando com a série histórica já feita pelo Cepea desde 2012.

Desafios das fazendas na hora da contratação 

Treinamento de equipes da fazenda. Foto: Divulgação

Treinamento de equipes da fazenda. Foto: Divulgação

Com a expansão das fazendas brasileiras, muitas propriedades estão preocupadas sobre o modelo de contratação dos funcionários.

É fato que a globalização, as novas tecnologias de comunicação e as formas na organização do trabalho vêm alterando o mundo corporativo e exigindo dos trabalhadores o desenvolvimento de novas competências para o exercício de sua profissão.

Mas você sabe qual é a diferença de registro dos colaboradores com as suas descrições de funções?

As pessoas confundem o que é cargo e o que é função. O cargo é a nomenclatura na qual está descrito nos códigos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

A CBO é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Foi instituída com base legal na Portaria nº 397, de 10.10.2002. 

A especialista tem divergências, pois o documento é muito defasado, o que acaba gerando a questão de desvio de função. 

Lubaski apontou que depois de uma reforma em 2017, que deu abertura para que os produtores e os empregadores rurais pudessem fazer um contrato direto com o colaborador no qual consta a descrição de fato que o trabalhador exerce. (canalrural)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: