| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Agricultores lamentam perdas no RS: 'não tenho mais nada"


Temporais causaram estragos em 83 municípios do Rio Grande do Sul e deixaram 41 mortos.
Estragos causados pela passagem do ciclone em Colinas — Foto: RBS TV/Reprodução Por: Walter Azzolini | 08/09/2023 12:01

A passagem do ciclone extratropical pelo RS causou prejuízos não só nas áreas urbanas das cidades, mas também no interior. Em uma das regiões do estado mais atingidas, o Vale do Taquari, o rio que dá nome ao local subiu devastando plantações, galpões e animais. Agricultores relatam perdas que ainda não foram calculadas.

Uma dessas propriedades fica em Colinas. O proprietário, Seno Messer, de 62 anos, conta perdeu tudo o que trabalhou a vida inteira para conquistar.

 

"Há 40 anos que eu tô na atividade da criação de leitões, suínos, enfim. E, agora, a destruição total. Durante toda a minha vida, eu trabalhei para conquistar o que eu tinha. Já tô com 62 anos e, agora, o que aconteceu? Essa tragédia. Não tenho mais nada. Eu preciso recomeçar do zero. Começar tudo de novo", lamenta.

 

Seno Messer, agricultor — Foto: RBS TV/Reprodução

Seno Messer, agricultor — Foto: RBS TV/Reprodução

Messer tinha 360 porcos. Conseguiu retirar parte deles dos galpões, mas o restante morreu. Além da criação de suínos, plantava milho, que já estava em estado avançado de desenvolvimento. A água não deixou nada.

 

Em outra propriedade rural, uma família dependia da criação de leite para sobreviver. A água do rio chegou ao teto do galpão onde eram mantidas 28 vacas. Todas morreram. Vilson Imhoff, de 55 anos, não sabe como vai tocar a vida a partir de agora.

“Cinquenta e cinco anos, faltam cinco para se aposentar. Não tem como investir, começar de novo. Única coisa que eu posso fazer, é fazer biscate para conseguir viver. Não tem como reconstruir isso”, diz.

Vilson Imhoff, agricultor — Foto: RBS TV/Reprodução

Vilson Imhoff, agricultor — Foto: RBS TV/Reprodução

Ainda não há dados oficiais do tamanho do prejuízo causado pelos temporais no interior. A Defesa Civil divulgou que há 2.944 desabrigados; 7.607 desalojados; 25 desaparecidos; e 41 mortos. O número de afetados ultrapassa 122 mil.

Vacas que eram abrigadas em galpão na cidade de Colinas morreram durante passagem de ciclone — Foto: RBS TV/Reprodução

Vacas que eram abrigadas em galpão na cidade de Colinas morreram durante passagem de ciclone — Foto: RBS TV/Reprodução

(g1RS)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: