| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Saúde de Naviraí promoveu palestra sobre prevenção a iniciação ao tabagismo


Foto: Assessoria Por: Walter Azzolini | 31/08/2023 21:19

A Gerência Municipal de Saúde da Prefeitura de Naviraí promoveu na terça-feira (29/08), uma palestra que teve como tema Prevenção à Iniciação ao Tabagismo e foi ministrada pela Coordenadora Estadual do Programa de Controle do Tabagismo, Carla Tatiane. O evento foi alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Fumo e aconteceu no auditório da unidade local da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

A palestra teve como objetivo conscientizar a população sobre os danos causados pelo tabagismo e destacar a importância de abandonar esse hábito prejudicial à saúde. Através de informações e dados relevantes, a palestrante abordou os riscos do tabaco, os benefícios de parar de fumar e as estratégias disponíveis para ajudar aqueles que desejam se livrar do vício.

Para a coordenadora da Atenção Básica da Gerência de Saúde, enfermeira Cinthia Pinheiro de Oliveira, o evento foi uma oportunidade significativa para promover a conscientização sobre os malefícios do tabagismo e incentivar a adoção de hábitos saudáveis entre os cidadãos de Naviraí e da região.

Programa de Controle ao Tabagismo

Atualmente em Naviraí, a Gerência de Saúde executa o Programa de Controle ao Tabagismo que é desenvolvido em todas as unidades de saúde do município, que consiste em um conjunto de estratégias terapêuticas que incluem a abordagem cognitiva comportamental, o uso de medicamentos para controle da ansiedade e da vontade de fumar, além do suporte e acompanhamento de profissionais de saúde.

Segundo a Enfermeira e coordenadora do programa, Elisangela Graciela Andrade, o programa promove reuniões mensais e visa auxiliar fumantes a pararem de fumar, promovendo uma melhoria na qualidade de vida e reduzindo os riscos de doenças relacionadas ao tabaco. A adesão ao programa pode ocorrer em todas as unidades de Saúde e o processo é conduzido por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. (Assessoria)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: