SÁBADO, 27 DE MAIO DE 2017
Untitled Document
08/11/2016 | Fonte: G1

MP notifica sindicato e diretores de escolas por ocupações em MS

Promotoria diz que diretores autorizaram participação de alunos. Manifestantes ocuparam campus I da UFMS de Três Lagoas nesta segunda.
(Foto: Arquivo/portaldoconesul)

O Ministério Público do Estado (MP-MS) notificou o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria (Sinted) e diretores de duas escolas estaduais, que teriam autorizado a participação de alunos do ensino médio e fundamental da ocupação do prédio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Três Lagoas, município distante 313 quilômetros de Campo Grande.

A Promotoria da Infância e Juventude dizem que os alunos foram levados por professores com autorização dos diretores em horário de aula. Os estudantes protestam contra a PEC 241 – que limita os gastos públicos do governo federal – e as mudanças do ensino médio.

O campus II está ocupado desde na quarta-feira (2) e o campus I foi ocupado nesta segunda-feira (7). O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado no último fim de semana e os estudantes que realizaram provas na UFMS, fizeram no campus I.

Na unidade II, os portões foram bloqueados e alguns técnicos foram autorizados a entrar para remissão de documentos de alunos que precisam fazer rematrícula ou transferência, tudo sob supervisão dos ocupantes.

Após a invasão, a direção da universidade informou que vai encerrar as negociações e suspender as aulas em Três Lagoas

“As aulas, por enquanto, estão suspensas até que a reitoria tome uma posição ou eles acabem com o movimento”, disse a diretora Inês Neves.

Paranaíba
Pelo mesmo motivo, estudantes ocupam há 11 dias, o prédio da Universidade Estadual (UEMS), em Paranaíba, região leste do estado. Por isso, 488 inscritos no Enem não puderam fazer as provas lá na unidade da universidade. A prova foi adiada para os dias 3 e 4 de dezembro.

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 22/05/2017 Com suposto esquema de propina, JBS dominou indústria da carne em MS
Postada em: 10/11/2016 MS-376 que liga Jateí e Glória de Dourados está totalmente interditada.
Postada em: 09/11/2016 Trecho da BR-163 que desmoronou deve ser recuperado em 20 dias
Postada em: 07/11/2016 Trânsito na BR-163 permanece interrompido; veja outras rotas
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra