| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Governo minimiza apagão, ataca venda da Eletrobras: oposição surfa na crise


Cerca de 29 milhões de pessoas foram afetadas pela falta de energia elétrica em todos os estados ligados ao Sistema Interligado Nacional
Daniel Ferreira/Metrópoles Por: Walter Azzolini | 16/08/2023 12:30

O apagão elétrico que atingiu o Brasil na terça-feira, 15 de agosto, gerou um cenário de disputa política entre o governo Lula e a oposição. Segundo o jornal metrópoles, enquanto o governo tentou minimizar o episódio como um evento isolado, a oposição aproveitou a oportunidade para criticar o Planalto. O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), retornou rapidamente do Paraguai para defender o sistema elétrico nacional, enquanto os bolsonaristas usaram as redes sociais para fazer piadas e criticar a situação.

Os eventos se desenrolaram após dois incidentes consecutivos, um em uma linha de transmissão no Ceará e outro ainda não identificado, levando a um apagão que afetou 26 das 27 unidades da Federação. A exceção foi Roraima, que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). A interrupção de energia impactou a vida de cerca de 29 milhões de brasileiros, com alguns locais enfrentando até seis horas sem eletricidade.

Embora especialistas concordem que este episódio possa ter sido um problema isolado, a situação ressalta a necessidade de atenção das autoridades. No entanto, o Ministro Silveira afirmou que o evento não representa um risco à segurança energética do país, destacando a abundância de reservatórios de energia.

As discussões também se estenderam à venda da Eletrobras, com membros do governo ressaltando a decisão de privatização e a oposição criticando-a. A primeira-dama Rosângela da Silva, por exemplo, fez referência à privatização da Eletrobras em uma postagem nas redes sociais. O Ministro Silveira também relacionou o apagão à privatização da empresa.

A polarização política foi evidente nas reações nas redes sociais. Bolsonaristas aproveitaram para criticar o governo, fazendo referência ao aumento dos preços dos combustíveis. Por outro lado, a equipe de Lula usou um grupo de WhatsApp para apontar a privatização da Eletrobras como culpada pelos problemas no setor elétrico.

Enquanto especialistas têm opiniões divergentes sobre a possibilidade de uma nova crise energética, ressaltam a importância da modernização e flexibilidade do sistema elétrico. Os eventos anteriores de apagão no Brasil, como em 1999 e 2001, ressaltam a complexidade do setor energético e as diferentes variáveis que podem contribuir para esses incidentes.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: