| Naviraí/MS - Terca-Feira, 16 de Abril de 2024

Projeto obriga instituições financeiras a informar clientes sobre serviços bancários gratuitos


Foto: Assessoria Por: Walter Azzolini | 14/08/2023 18:46

Começou a tramitar o projeto de lei 239/2023, de autoria do deputado Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa,  que obriga os bancos a informar aos clientes, quando na abertura da conta, quais serviços são gratuitos, conforme estabelece a resolução 3.919 do Banco Central, editada em 2010. A proposta, de acordo com o deputado, além de regulamentar os direitos do consumidor na prestação de serviços bancários essenciais, traz transparência e publicidade a benefícios que a maioria dos clientes ignora. 

O projeto do presidente da Assembleia estabelece que a omissão ou falta de comunicação adequada sobre o pacote básico gratuito, constitui violação aos direitos do consumidor. Os bancos serão obrigados a devolver, por meio de estorno, as tarifas cobradas indevidamente nos últimos 5 anos. 

Há uma longa lista de serviços que os bancos devem oferecer sem a cobrança de taxas, conforme estabelece o Banco Central. O pacote de gratuidades inclui, por exemplo,  emissão de boletos ou faturas de cobrança; contas abertas por determinação do Poder Judiciário; contas de depósito à vista; fornecimento de cartão de débito e da 2ª via; garantia de quatro saques por mês em guichês; duas transparências de recursos entre conta da própria instituição ; fornecimento de até dois extratos mensais. (Assessoria)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: