| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Artesãos indígenas de Naviraí são cadastrados pela Fundação de Cultura de MS


Foto: Assessoria Por: Walter Azzolini | 08/08/2023 16:33

Como forma de reconhecer e valorizar o talento das comunidades dos povos originários, no dia 04 de agosto, com apoio da Prefeitura Municipal através da GEMED – Gerência de Educação e Cultura e da Fundação Cultural, dois indígenas artesãos de Naviraí da etnia Guarani Kaiowá, Valdino Almeida Nunes e Naidinha Álvaro Lemes, foram cadastrados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para a emissão da Carteira Nacional do Artesão. 

A obtenção desse documento proporciona vários benefícios aos artesãos, como acesso a programas de capacitação e qualificação, participação em feiras e exposições, além de facilitar a comercialização de suas obras em âmbito nacional. O cadastramento, realizado em Amambai e incluiu a apresentação de habilidades técnicas, com a demonstração de uma peça pronta e outra em processo de finalização, garantindo que apenas os artesãos qualificados recebam a carteira.

Segundo a coordenadora do Projeto Educação Indígena da Gerência Municipal de Educação e Cultura, Luciane Gallo, a iniciativa deixou os artesãos radiantes, pois pela primeira vez eles recebem apoio para desenvolver suas atividades de valores culturais com a obtenção da Carteira Nacional do Artesão. “A parceria da Gerência de Educação e Cultura de Naviraí, por meio do Projeto Educação Indígena Apoio Intersetorial com a liderança indígena da Aldeia Kurupi Santiago kue, Valdir Martins, faz com que esse sonho se torne realidade. Nossa gratidão a prefeita Rhaiza Matos, a gerente de Educação Tatiane Morch, Cleonice Rodrigues e a superintendente da Cultura Telma Minari”, concluiu.

Os artesãos indígenas desempenham um papel importante na preservação da cultura e tradições de suas comunidades, através de sua habilidade e criatividade expressas em suas obras. A emissão da Carteira Nacional do Artesão Indígena pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, contribui para promover a valorização da cultura dos povos originários, além de incentivar a geração de renda e o fortalecimento das tradições artesanais dentro das comunidades, preservando sua memória ancestral e promovendo o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões. (Assessoria)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: