| Naviraí/MS - Sábado, 20 de Abril de 2024

João César Mattogrosso fala sobre juventude, armas e medicina na UEMS em Dourados


Foto: Divulgação Por: Walter Azzolini | 24/07/2023 13:33

Na primeira semana de julho, a Folha de Dourados esteve em Campo Grande para uma entrevista com o Deputado Estadual João César Mattogrosso (PSDB) ex-vereador por Campo Grande, ex-secretário da então Secretaria Cidadania e Cultura (Secic) do Governo do Estado.

Dentre os assuntos discutidos, o destaque vai para a participação política da juventude, controle de armas e munições e políticas públicas para as mulheres. O jovem deputado nos recebeu com muito carinho em seu gabinete na Assembléia Legislativa .

Folha de Dourados: é um prazer conversar com o Sr Deputado João, obrigada por receber a folha. Pois bem, o Sr está no PSDB há muito tempo, e na sua história partidária é fato que a Juventude sempre foi uma pauta importante. Como você vê o papel das juventudes na construção da política partidária, aqui e no Brasil? E como convocá-los às urnas?

Primeiramente, eu preciso dizer que eu sou fruto da política estudantil e de uma juventude. Eu construí minha militância em centros acadêmicos, em congressos da UNE e de um modo geral, sempre fui um curioso da política. Infelizmente, de um tempo para cá a política caiu muito em descrédito e é impressionante que, quando falamos de política com os jovens, infelizmente, muitos não querem saber do assunto.  No entanto, precisamos provocá-los a fazer parte da política, afinal, o presente e o futuro estão nas mãos dessa turma;  Precisamos preparar a turma para que possam vir a ser homens públicos ou para que possam compor a política em outros espaços. Aqui no nosso mandato, sempre estimulamos que jovens participem das nossas reuniões  e visitas nos bairros, o mandato participativo é uma otima forma de convocar a juventude. Durante meus mandatos como vereador de Campo Grande, nos lançamos um aplicativo, o “#ChamaoJoão”  e isso nos ajudou a chegar em muitos bairros, somando, inclusive, mais de 1500 reuniões de acompanhamento de demandas. Nestas reuniões, além de cumprir nosso papel parlamentar, tenho certeza que também inspiramos muitos jovens a fazer parte da política. Eu, João Henrique Catan (PL), Rafael Tavares (PRTB) somos a prova de que o parlamento está se renovando. Outro exemplo muito importante, de uma colega minha é o da Deputada Camila Jara (PT) que até um tempo atrás dividia o legislativo municipal comigo e hoje, já é uma representante federal do Mato Grosso do Sul com menos de 30 anos.

Mudando de pauta, vamos falar da atividade legislativa do seu mandato. Queria entender como foi a cobrança e a mobilização sobre a caça de javalis no Mato Grosso do Sul ? Aproveito para colher também sua opinião sobre o assunto do controle de armas e munições e qual a sua responsabilidade enquanto Deputado Estadual, para falar sobre esse assunto ?

Essa pauta chegou até mim através de amigos, produtores rurais que tem um prejuízo financeiro em suas plantações por conta dos javalis. A gente sabe que não é uma espécie nativa e que tampouco possui um predador natural e por isso, precisamos fazer um controle dessa espécie. Além do prejuízo às plantações, os javalis também podem passar doenças para o nosso rebanho bovino. Uma questão de saúde pública também. Então foi assim que construímos a mobilização pelo Projeto de Lei n. 178/2023, que trata sobre a autorização de caça de javalis em Mato Grosso do Sul.  Sobre minha responsabilidade, acho que todo e qualquer parlamentar precisa entender seu papel de formador de opinião e portanto, todas as pautas devem ser tratadas com seriedade. Nós vivemos em um estado com características muito particulares e a questão do Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) é muito forte por aqui. Acredito que o sistema precisa ser rigoroso, afinal,  arma mata e um leve descuido pode matar. Se você perguntar para mim se eu tenho porte/posse eu vou te afirmar que SIM, eu tenho. Há cerca de um ano eu tenho tentado tirar e só consegui recentemente, há duas semanas. O sistema foi rigoroso e não é porque sou Deputado que teria que ser diferente.

O senhor esteve à frente da Secretaria Cidadania e Cultura  de Mato Grosso do Sul por um tempo importante, hoje, ainda é preciso falar sobre a importância dos investimentos nessas áreas. Então, qual foi o legado que as pastas de Cultura e Cidadania deixaram em sua trajetória?

Bem, foi um aprendizado gigantesco. A época, fiquei receoso em assumir a pasta, até porque muitas das pessoas que me motivaram diziam que pelo fato de eu ter mexido muito tempo com eventos, não encontraria dificuldades em tocar a secretaria, mas evento não chega a 5% do que realmente significa a pasta da cultura e da cidadania.  Neste tempo eu pude conhecer o Artesanato, a  literatura, a dança, as produções em audiovisual  e tantos outros segmentos do nosso Mato Grosso do Sul. Importante lembrar de tudo que foi desenvolvido com o apoio do então governador Reinaldo e do Secretário Riedel (PSDB) e também da minha colega Mara Caseiro (PSDB).   O  programa “Retomada MS” investiu quase R$ 77 milhões na cultura do estado em 2021.  Então, na cultura, ajudamos os municípios de todo o estado, e concomitantemente,  aprendi a conhecer e admirar o segmento dos artesanato, tanto é verdade que na Lei Aldir Blanc foi em grande parte, captada para o artesanato, em função da sua grande organização interpessoal e burocrática. E na parte da cidadania, eu gosto de destacar o Programa Recomeçar, uma política pública de apoio às mulheres em situação de violência, para que consigam quebrar a dependência financeira que elas têm em relação aos seus agressores.

Agora vamos para Dourados. Sobre as políticas públicas para as mulheres, sabemos que desde 2021 há uma promessa de construção de uma segunda casa da mulher brasileira em Mato  Grosso do Sul, agora em Dourados. Como o assunto chega até o Sr aqui na ALEMS?

Bem, hoje no parlamento nós temos Lia Nogueira (PSDB), Zé Teixeira (PSDB) e Neno Razuk (PL) que são de Dourados. Além deles, acho que é preciso destacar o importante papel do Deputado Geraldo Resende (PSDB) quando o assunto é recursos para Dourados e do Vice Governador Barbosinha (PP). Nós sabemos que toda essa turma está tratando o assunto com muito carinho, afinal, a segunda casa da mulher brasileira é uma necessidade. Bem, eu não estou à frente disso, mas todo o apoio que for necessário eu darei, até porque contra os números, não há o que discutir. A violência contra a mulher em Dourados é um problema profundo e sei que os parlamentares que citei, principalmente Geraldo, Lia e Zé Teixeira vão garantir esta entrega ao povo de Dourados. Ainda falando da segunda maior cidade do estado, temos uma outra  pauta também  importante: o curso de medicina da UEMS; cabe o destaque salutar do mandato do  meu amigo e parceiro Deputado Geraldo Resende (PSDB) neste assunto, para ele que é médico e que têm Dourados como sua cidade do coração, conquistar mais um curso de medicina na cidade é uma obrigação.

Para finalizarmos, Deputado João. Qual a pretensão do mandato do João Cesar Matttogrosso daqui para frente? Eleições municipais? Reeleição estadual?

Eu falo que a política para mim é uma paixão. Não é um emprego, tampouco uma profissão.  Quando mais jovem eu passava pela câmara de vereadores e sonhava em um dia ser vereador, daí eu consegui. Depois, eu passava pela assembléia e sonhava em ser Deputado estadual e graças a Deus estou aqui. Bem, eu respeito quem faz diferente e todos que tem uma história no parlamento, mas acredito que 2 a três mandatos é o número ideal para que eu possa me consagrar como Deputado Estadual e deixar uma marca através do mandato. Não escondo de ninguém que meu perfil é muito mais de executivo e sonho um dia ser prefeito da nossa capital, nossa cidade morena. Mas um sonho sonhado sozinho não nos leva a lugar nenhum. No entanto, nas próximas eleições nosso partido tem nome e sobrenome para a disputa, meu grande amigo e companheiro Beto Pereira (PSDB) e sou defensor da candidatura dele.  Eu vivo cada dia de cada vez, então, hoje, minha pretensão é me firmar como Deputado estadual, próximo das demandas da ponta e da juventude também. Sou tranquilo, me dou bem com todos e sou da política do resultado! (folhadedourados)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: