| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

Jornal francês chama Lula de “decepção” e “falso amigo do Ocidente”


Publicada durante a visita do presidente brasileiro a Paris, a edição desta sexta-feira (23) do Libération faz críticas à postura de Lula em relação à guerra na Ucrânia
Jornal francês chama Lula de Por: Walter Azzolini | 24/06/2023 09:00

A edição desta sexta-feira (23) do jornal francês Libération mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na capa, chamando-o de “a decepção” e de “falso amigo do Ocidente”.

Segundo o jornal, Lula “era esperado como um messias, mas sua imagem ficou um pouco manchada”. A publicação se dá durante uma visita de Lula a Paris nesta semana, onde ele participa da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global e deve se reunir com o presidente francês, Emmanuel Macron, nesta sexta (23).

As críticas se baseiam principalmente pela posição de Lula em relação à guerra na Ucrânia.

“O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos. Especialmente quando se trata de condenar ao ostracismo o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada por uma intolerável invasão na Ucrânia. Como o resto da América Latina, que ele pretende representar no cenário internacional, Lula condena, mas não sanciona. Pior: ele assegura que a responsabilidade também está no fato do Ocidente reivindicar apoio incondicional a Kiev”, diz a publicação.

Libération também criticou o convite que Lula fez em maio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para uma reunião entre líderes da América do Sul em Brasília.

Segundo o jornal: “Apesar desses confrontos diplomáticos, o relacionamento continua muito mais tranquilo do que com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Embora os resultados da cooperação renovada entre europeus e brasileiros não estejam consolidados, ela gira principalmente em torno de dois temas opostos: meio ambiente e livre comércio.”

O acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, fortemente defendido por Lula, também foi citado pela publicação, que diz que promover exportações da agropecuária vai contra o compromisso do presidente brasileiro com a preservação do meio ambiente.

CNN



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: