| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Projeto é iniciado em Naviraí para garantir atendimento oftalmológico a 2 mil alunos da Rede Municipal


Foto: Assessoria Por: | 28/05/2023 18:08

Foi iniciado nesta quarta-feira (26/04), o “Projeto Oftalmologia Social – Enxergando o Futuro”, desenvolvido pela Prefeitura de Naviraí e Rotary Club, com objetivo de garantir exames oftalmológicos e óculos de grau para alunos do 1º ao 5º Ano das escolas da Rede Municipal de Ensino.

A ação social conta com auxílio financeiro do Município e apoio da senadora Soraya Thronicke, que viabilizou emenda parlamentar individual garantindo a vinda ao município da ONG Renovatio, instituição sem fins lucrativos que visa trazer saúde visual e doação de óculos de grau aos que mais precisam. A meta do projeto em Naviraí é atender até 2.000 (dois mil) estudantes, com a entrega de óculos de forma gratuita.

A primeira parte do projeto consiste na triagem, que é realizada através do teste de acuidade visual. A triagem irá abranger 3.500 alunos para detectar eventuais problemas com a visão e foi iniciada pela Escola Milton Dias Porto e Escola José Carlos da Silva e terá sequência nas demais instituições de ensino da Rede Municipal, até sexta-feira (28/04).

No sábado e no domingo, dias 29 e 30 de abril, os alunos que forem identificados com algum problema de visão serão atendidos por especialistas, a partir das 08 horas da manhã, em uma Unidade Móvel Oftalmológica da ONG Renovatio, que estará estacionada no pátio do Centro de Saúde Antonito Pires de Souza (Posto de Saúde do Varjão).

Na Unidade Móvel Oftalmológica os alunos passarão por exames de retinografia (que examina a saúde da retina), biomicroscopia (feito na lâmpada de fenda), auto-refração e passarão pelo aparelho greens, que os médicos oftalmologistas usam para calcular com precisão o grau ideal das lentes para as enfermidades em cada caso.

De acordo com o diagnóstico feito no local, as crianças e adolescentes que necessitarem do uso óculos poderão escolher as armações, entre os diversos modelos disponíveis. A entrega dos óculos, para até 2 mil alunos diagnosticados com algum problema de saúde visual, será feita em 30 dias. 

Assessoria



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: