| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Operação da PRF e Ibama destrói nove aeronaves do garimpo ilegal em terra Yanomami


Segundo os órgãos, as aeronaves são utilizadas para apoio logístico dos garimpeiros no transporte de insumos e de pessoas
Divulgação/ Ibama Por: | 28/05/2023 18:08

A Operação Omawe, promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), destruiu nove aeronaves utilizadas pelo garimpo ilegal em terra indígena Yanomami.

Segundo os órgãos, as aeronaves são utilizadas para apoio logístico dos garimpeiros no transporte de insumos e de pessoas. 

“As condições precárias de segurança encontrada nas aeronaves, totalmente em desacordo com as exigências da ANAC, somadas ao isolamento de onde se localizam, permitem a inutilização das mesmas pelos agentes”, diz a nota.

Os garimpeiros da região atuam, em sua maioria, na extração ilegal de ouro e cassiterita, atividade que inutiliza rios por contaminação de mercúrio, destrói florestas e favorece a propagação de malária entre os povos originários.

A Operação Omawe visa enfraquecer as atividades de garimpo nas terras Yanomami para ajudar a solucionar a crise humanitária da área indígena. (CNN)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: