| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Pendurada em árvore, jiboia devora ave pantaneira em questão de minutos


O registro foi feito durante um passeio com turistas, em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Cobra ficou pendurada em árvore enquanto predava anu. — Foto: Joana Murano/Arquivo Pessoal Por: | 28/05/2023 18:08

Os turistas e guias só deram conta da presença da jiboia, quando a serpente deu bote em uma das aves. "Eu estava na sede da pousada. Os guias me informaram pelo rádio, como era perto, fui bem rápido para fazer o registro", comenta Joana. 

"Nunca sabemos o que vamos ver nestes passeios. Desta vez, demos sorte e ficamos impressionados. Não é uma cena comum de ver. Primeiramente, a jiboia tinha passada despercebida, estava camuflada. Ficamos surpresos e felizes por ver essa cena da natureza, o ciclo da vida".

A administradora comenta que fazer vídeos e fotos de animais no Pantanal é difícil. Agora, registrar os bichos em ações cotidianas, como o momento de predação, pode ser considerado como sorte.

"Foi rápido, achamos que ia ser demorado. Mas em 20 minutos a cobra já tinha engolido a presa. A jiboia tinha uns 2 metros, a ave era pequena. Ficamos distantes da cobra, deixamos o bicho no canto dele. Depois que ela engoliu, seguimos o passeio".
 
Para alimentar-se, as jiboias matam as presas por constrição, enrolando-se na presa, apertando-a firmemente, até que sinta com o corpo que a respiração e os batimentos cardíacos do animal pararam. As jiboias abrem a boca e engolem a presa inteira, já que as cobras não possuem dentes para mastigar o alimento.

G1 MS



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: