| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Presidente do Banco Central pede cuidado com excesso de gastos do novo governo


"Você não quer estar, de um lado, subindo juros, e, de outro, o fiscal sendo expansivo, porque no final você entra numa trajetória de colisão", disse Campos Neto no Fórum Esfera Brasil
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto 07/04/2020REUTERS/Adriano Machado Por: | 28/05/2023 18:08

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defendeu neste sábado (26) durante o Fórum Esfera Brasil, a coordenação entre as políticas monetária e fiscal para evitar que o Brasil entre em “rota de colisão”, voltando a alertar que a conduta das contas públicas tem efeito sobre as decisões do BC.

“Você não quer estar, de um lado, subindo juros, e, de outro, o fiscal sendo expansivo, porque no final você entra numa trajetória de colisão”, disse.

 
“A gente precisa entender que a gente teve um gasto global muito alto, que existe uma dívida a ser paga muito alta em todos os países, no Brasil também. Isso tem efeito no que o Banco Central faz. “Campos Neto dividiu o palco com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, que reforçou o compromisso do governo de Luiz Inácio Lula da Silva com a responsabilidade fiscal. Campos Neto falou ainda sobre a alta dos juros.

Os juros futuros subiram nas últimas semanas em meio à percepção de risco fiscal elevado diante da tentativa do governo eleito de viabilizar amplos gastos extra-teto.

“O que a gente precisa entender é que juros não é causa, é consequência, é uma consequência de um trabalho bem feito. Obviamente nenhum banqueiro central quer ter juros altos, a gente quer ter juros baixos”, continuou Campos Neto.

Desafio inflação e do crescimento sustentável
No evento, o presidente do BC também alertou para os riscos da inflação, em meio a expectativas crescentes no mercado financeiro de que as pressões de preços possam voltar a ganhar fôlego a partir do ano que vem sob a flexibilização fiscal pretendida pelo governo eleito.

“A inflação é um elemento social também. Quem tem mais recursos se protege da inflação, quem tem menos, não. Ela dificulta muito o planejamento de longo prazo das empresas, das pessoas, o que no final significa menos crescimento e menos emprego”, disse Campos Neto.

O presidente do Banco Central afirmou também que o crescimento sustentável resume o grande desafio para a economia. “Precisamos trazer isso para a nossa agenda. A gente precisa democratizar o sistema financeiro, gerar inclusão e educação financeira. E fizemos várias reformas no mercado de capitais”, reafirmou.

“A gente precisa colocar tecnologia para reduzir barreiras de entrada no sistema financeiro. A gente precisa avançar em sustentabilidade climática”, completou.

Inglaterra tratada como emergente
O presidente do BC disse ainda que o mercado não é de direita e nem de esquerda. “O mercado é uma engrenagem de preços. E o preço do mercado é importante porque diz como, onde e quando alocar os recursos”, afirmou no Fórum Esfera Brasil.

Campos Neto disse que, pela primeira vez, o mercado tratou a Inglaterra da mesma forma como trata países emergentes, como o Brasil. “O evento da Inglaterra quebrou vários paradigmas sobre o mercado. A gente viu a desorganização de preços que ocorreu na velocidade que ocorreu, por um tema fiscal muito parecido. Foi a primeira vez que um mercado desenvolvido com muita liquidez perdeu a liquidez da mesma forma que emergentes perdem”, afirmou. (CNN)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: